Revista Rua


Vagabmundear pensamentos - ciência e loucura e arte
Vagabond thinking - science and art and madness

Susana Oliveira Dias

giros concêntricos em torno de cientistas malucos e/ou insanas ciências – considerados estereótipos frequentes em obras literárias, filmes de ficção, desenhos animados e propagandas – não são suficientes para pensar em sua pergunta. Escrita pensa... Porque uma loucura que oscila entre o lidar com o absurdo, o desconhecido, o excêntrico e envolver a criatividade, a imaginação e a genialidade e, em outro pólo, não necessariamente oposto, com a insana falta de escrúpulos, as ações desmedidas e inconsequentes, é uma loucura que tem como eixo o sujeito e a sociedade. Uma loucura que nos aprisiona numa vertigem etiológica (causas e consequências, origens), inspira medo e respeito, cria deuses e demônios, gera fortes controvérsias entre o bem e o mal, o joio e o trigo, as utopias e distopias, e mobiliza movimentos de compreensão dos desajustes, explicação dos distúrbios, denúncia das perdições e busca o encontro de salvações: diante de uma ciência descontrolada, a reivindicação do controle social da ciência. Sim, social na figura dos sujeitos nomeados em maiúscula, pois Escrita, sábia que era, já havia pen(s)ado com isso, quais sejam: Javé, Babé, Café, Sapé, Papé e José.
Cena 5 – Narradores de José – bios-tecnos-dados em Cores Secas de fernanda pestana (2011)[12]
 


[12] Bios-Tecnos-Dados é um jogo in-ventado por uma equipe multidisciplinar vinculada ao Labjor-Unicamp, dentro do projeto de pesquisa e divulgação científica “Um lance de dados: jogar, poemar por entre bios, tecnos e logias”, financiado pelo Proext 2008-MEC/MinC em 2009. Jogo que quer jogar com biotecnologias, imagens, textos, sons, jogos, educações, comunicações, artes e filosofias. Lances de dados que desejam se ex-por ao quasejogo! As imagens do jogo são criações da aluna e designer Fernanda Pestana e podem ser visualizadas no blog Calçadão: http://www.labjor.unicamp.br/biotecnologias/calcadao.html. No ensaio Cores Secas a aluna inseriu as imagens do jogo em novas experimentações que fazem parte de seu projeto de iniciação científica – “Educação visual, design e minoridade: foto(des)montar os padrões da divulgação científica” (Fapesp nº 2010/08932-1), inserido no projeto “Escritas, imagens e ciências em ritmos de fabul-ação: o que pode a divulg-ação científica?” (MCT/CNPq Nº 14/2009).