Revista Rua


Vagabmundear pensamentos - ciência e loucura e arte
Vagabond thinking - science and art and madness

Susana Oliveira Dias

Seria um subversar ciências, mitos, loucura e razão o que walmor conquistara com sua fórmula? Introduzia perturbações entre a vida e a morte, entre ontem e o amanhã. Estabelecendo comunicações virulentas entre. Estranhos contágios que desfiguravam as formas do real-verdadeiro e da ficção. Mexiam na carne da linguagem, na sua insistente obsessão em fazer funcionar a fixação das qualidades, características e propriedades dos corpos, em determinar um conjunto de possíveis para a vida. Era como se Escrita fosse impossível. Mas se é impossível não acontece?
 
Cena 5 – Narradores de Sapé – cryptozoologyde walmor corrêa (2006)[9]
 
miguel bomfim[10], ao assistir ao filme-escrita-pesquisa no evento O que pode um cotidiano que divaga ao fabular? Com-fabulação... Ex-pressão?[11} Ver aquilo tudo, não resistiu a lançar uma pergunta provocadora: “Ciência e loucura então têm a ver?” A Imagem de walmor respondeu logo: “Que pergunta ótima!” De incerto Miguel, que os


[9] Cryptozoology foi exposta pela primeira vez no Museu de Arte da Universidade Bates, Lewiston/Maine, EUA / H&R - Espaço de Arte do Instituto de Arte da Cidade de Kansas, Kansas City/MO - EUA
[10] Agricultor que vive na Área de Proteção Ambiental Itacaré-Serra Grande, ao sul da Bahia, e faz parte do Projeto “Olhares cotidianos da certificação Turismo CO2 neutro: logos e grafias de uma transformação na APA Itacaré/Serra Grande/BA” financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), coordenado pela Profa. Dra. Elenise Cristina Pires de Andrade.
[11] Evento organizado pelo grupo de pesquisa multiTÃO: prolifer-artes sub-vertendo ciências e educações (CNPQ – líderes Profa. Dra. Susana Dias e Profa. Dra. Elenise Andrade) que reuniu alunos, pesquisadores e artistas vinculados a dois projetos – “Escritas, imagens e ciências em ritmos de fabul-ação: o que pode a divulgação científica” (Labjor-FE-Unicamp e Uefs - MCT-CNPq) e “Olhares cotidianos da certificação Turismo CO2 neutro: logos e grafias de uma transformação na APA Itacaré/Serra Grande/BA” (Uefs, Mecenas da Vida e UdG - Fapesb) – e convidados para proliferar pensamentos e divagações de suas pesquisas com o filme Narradores de Javé. O evento aconteceu de 02 a 04/09/2010 na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e contou com financiamento da Fapeb, CNPq, MCT, Capes e apoio do programa de Pós Graduação em Divulgação Científica e Cultural do IEL-Labjor-Unicamp.