Revista Rua


Consumo, Espaço e Memória
Consumption, public space and memory

Guilherme Carrozza e Andrea S. Domingues

 

Algumas considerações
 
Os acontecimentos analisados nessa fase inicial do estudo apontam para o que podemos admitir como um processo material de constituição da Avenida Doutor Lisboa como centro, que tem estreita relação com o movimento do consumo, pensado a partir de uma discursividade de progresso, prosperidade e modernização.
De rua principal (geográfica) a “coração da cidade” (na relação com suas atividades comerciais), pode-se perceber que esse processo não se deu de qualquer maneira. Na relação entre a “vocação” da cidade e aquilo que se realizou de fato, há sempre que se considerar o que, no movimento do político, instaura o trabalho da política e afeta as condições de produção dos espaços urbanos.
As referências à Avenida Doutor Lisboa, em Pouso Alegre, entre os anos de 1900 a 1950, parecem nos mostrar um movimento que vai configurando uma série temática que produz um processo de determinação, caminhando para um sentido de centro que se descola da questão geográfica e se liga ao comércio.
Com o crescimento da cidade, muitos outros espaços que reúnem centros comerciais foram sendo instalados em seus limites, mas o funcionamento da Doutor Lisboa referenciada apenas como “Avenida” ainda é hoje presente entre os pouso alegrenses.