Revista Rua


A fábula da origem
The fable of the origin

Renato Salgado de Melo Oliveira

As origens de chapeuzinho vermelho
 
1
Era uma vez uma pequena vila no interior de Contos de Fada, onde vivia uma menina que todos conhecem: Chapeuzinho Vermelho. Hoje você fará o papel de Chapeuzinho Vermelho nesta história.
Na vila os seus dias são completamente vazios de graça, principalmente depois que você crescera um pouco. Levar doces para a vovó não tem mais nada de divertido como antigamente, além do mais ela está com diabetes e tem aquele cheiro insuportável de velhice e talco que oprime o seu delicado nariz. A vila também é bem tediosa, nenhuma balada, boliche, praça ou cinema, absolutamente nada para fazer e chega “uma hora” em que pintar as unhas simplesmente cansa. Hoje sua tarde foi como todas as outras, ver os lenhadores passarem com os pedaços de madeira, assar uma torta de frutas silvestres, digo outra torta de frutas silvestres, como todos os dias. Sentada na cozinha espera o pedaço esfriar e sua mãe chega, joga as chaves do carro em cima da mesa e começa a colocar as compras na geladeira.
– Como foi seu dia, querida? – pergunta a mãe enquanto guarda o pote de margarina na geladeira.
– Como todos. Por que você não me chamou para ir “no” supermercado com você?
– Querida, você estava dormindo e não quis atrapalhar.
– Mãe... tenho uma pergunta para fazer para a senhora...
– Você só me chama de senhora quando quer algo, diga garota.
–Temos algum parente na Cidade? Sabe, um primo, um tio algo assim... não conheci o papai, nem a família dele e poderia aproveitar as férias para conhecê-los... digo, a família do papai... – sua pergunta foi bem camuflada, na verdade você nunca se interessou pela família do pai e não