Revista Rua


Memória, narrativa urbana e favela: efeitos de sentido em um videoclipe
Memory, urban narrative and favela: effects of meaning in a videoclip

Lucia M. A. Ferreira*, Andréa Rodrigues**

Vale observar que, nessa perspectiva, a fragmentação sugerida pelas tomadas externas iniciais, que retratam o cotidiano da favela, e as sequências do camarim, vai ser retomada, de forma invertida na sequência final do clipe, quando a viela será novamente mostrada. O gari leva a lixeira nas costas, os cachorros latem e vozes ecoam na distância. O efeito de sentido obtido no corte abrupto na montagem do vídeo, tanto no início, quanto no final, sugere a irrupção de um acontecimento extraordinário, talvez um sonho, que chega ao fim depois de interromper e congelar no tempo o cotidiano e o vaie vem dos moradores.
 
Concluindo
No vídeo que examinamos, a janela de que se olha a favela se abre para se dar a conhecer a quem não está nela. O verbal, o imagético e a melodia do samba operando na incompletude que lhes é constitutiva compõem, na imbricação de suas materialidades, um discurso marcado pela contradição, pelo equívoco. A favela é ressignificada para um outro olhar, o olhar de quem está de fora. Orientado por uma visão configurada ideológica e politicamente, o clipe transforma em espaço de convivência, cultura, lazer e consumo lugares pré-configurados nos mapas do imaginário do asfalto como espaços de pobreza, privação e criminalidade. Mesmo havendo um deslocamento nessa reconfiguração do imaginário urbano, o clipe não repete o discurso da inclusão e da integração nem procura a adequação às formas dominantes da cultura. Pelo contrário, embora os efeitos de evidência sugiram esta adequação, o funcionamento do processo discursivo e os efeitos de sentido dele derivados são marcados pela resistência à cultura dominante. 
 
 
Referências Bibliográficas
 
CERTEAU, Michel. 2004. A invenção do cotidiano – Artes de fazer. Petrópolis: Vozes.
GONDAR, Jô. 2005. Quatro proposições sobre memória social. In: Gondar, Jô; Dodebei, Vera (orgs.). O que é memória social. Rio de Janeiro: Contracapa.
JACQUES, Paola Berenstein. 2001.  Estética das favelas. Arquitextos, São Paulo, 02.013, Vitruvius, jun. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/02.013/883.
JEUDY, Henri-Pierre. 2005. Espelho das cidades. Rio de Janeiro: Casa da Palavra.
LAGAZZI, Suzy. 2009. O recorte significante na memória. In: Indursky, Freda; Ferreira, Maria Cristina Leandro; Mittman, Solange (orgs.). O discurso na contemporaneidade.Materialidades e fronteiras. São Carlos: Claraluz.
MARIANI, Bethania. 2009. Sujeito e discursos contemporâneos. In: Indursky, Freda; Ferreira, Ma. Cristina Leandro; Mittman, Solange. (orgs.) O discurso na contemporaneidade. Materialidades e fronteiras.  São Carlos: Claraluz. p. 43-52.