Revista Rua


O Parque do Ibirapuera e o lazer na cidade de São Paulo: da descrição à apropriação
Ibirapuera Park and leisure in the city of São Paulo: a local description and appropriation

Paulo Cezar Nunes Junior

contração do espaço e do tempo. Estas funções desempenharam papéis de diferentes intensidades no decorrer do século XX, e em cada época apresentaram possibilidades e fragilidades no sistema de configuração do urbano.
Atualmente o aspecto do Parque do Ibirapuera sofreu algumas modificações do seu projeto original. De relevo plano, apresenta-se repleto de gramados e bosques, com um conjunto de três lagos, redes de caminhos, dezenas de edificações e um pequeno riacho. Como prédios centrais do parque pode-se listar seus quatro museus (Museu de Arte Moderna, Museu do Folclore, Pavilhão da Bienal, e Museu da Aeronáutica), o Auditório, o antigo espaço da Serraria (um espaço coberto, sem paredes), o planetário e a escola de astrofísica, a casa de cultura japonesa, o viveiro de mudas, a ciclovia, espelhos d´água, playgrounds, quiosques, lanchonetes, restaurante, esculturas, pontes, pérgula, estufas, estacionamento, pista de Cooper[6], galpão de exposições, além de sanitários, bebedouros, mesa para jogos, mesa para piquenique, bancos, lixeiras, cercamento e placas de orientação.
 
Parque_do_Ibirapuera
Figura 2 – Vista aérea parcial do Parque do Ibirapuera: marquise e imediações. Fonte: TÊAGÁ (2007).
 
 Disposto sob uma área total de cerca de 1.584.000 metros quadrados (100 PARQUES, 2008), oferece atividades permanentes de lazer à população: equipamentos de ginástica, acervo próprio de alguns de seus museus, quadras poliesportivas,


[6] Mesmo sabendo que este termo faz menção direta ao método de aptidão física criado por Kenneth H. Cooper em 1968, preferi chamar este espaço de Pista de Cooper e não de pista de corrida, uma vez que é comumente utilizado desse primeiro jeito por aqueles que frequentam este espaço, tal qual ocorre no Parque do Ibirapuera. Trata-se, outra vez, de um processo de apropriação, no qual um determinado lugar é diretamente reconhecido a partir do modo como é chamado.