Revista Rua


Ordem e organização: algumas questões sobre razão e silenciamento na cidade
Order and organization: some issues about reason and muting in the city

Fábio Ramos Barbosa Filho

especializado, pois acreditamos que o discurso da organização se instala no saber ordinário a partir da circulação (ORLANDI, 2005) do saber urbano especializado, tanto na sua configuração jurídica quanto na sua configuração científica.
Então, é tomando como recurso a relação entre ordem e organização, através do dispositivo teórico-metodológico da AD, que buscamos compreender o silenciamento (cf. ORLANDI, 2007a) das contradições no discurso sobre o espaço periférico. A organização, sendo o recurso ao ordenamento, à estabilização dos sentidos, funciona enquanto tentativa de controlar – estabilizar, ordenar – o real, a ordem. E a AD, enquanto dispositivo, oferece instrumentos teórico-conceituais para que possamos sair da organização, do ordenamento, e chegar à “ordem (funcionamento, falha) da língua e da história (equívoco, interpretação)” (ORLANDI, 2007b, p. 47). Enfim, sair da organização e compreender a ordem do simbólico.
 
Recorte↔Montagem: observações metodológicas
 
Neste trabalho tomaremos como material de análise recortes do que chamamos de saber urbano especializado[6] que, no escopo da nossa elaboração, caracterizam tanto o saber científico quanto o saber jurídico-administrativo. Para tanto, compreendemos que o saber se configura como um
 
conjunto de conhecimentos metodicamente adquiridos, mais ou menos sistematicamente organizados e susceptíveis de serem transmitidos por um processo pedagógico de ensino. Neste sentido bastante lato, o conceito de saber poderá ser aplicado à aprendizagem de ordem prática (saber fazer, saber técnico...) e, ao mesmo tempo, às determinações de ordem propriamente intelectual e teórica (JAPIASSÚ, 1992, p. 15)
 
Para pensar na relação que saberes distintos operam entre si (relação saber/saber) e também na relação que há entre a configuração de um saber e os modos de interpretar o espaço urbano (relação saber/espaço urbano)[7], nos fundamentamos na


[6] Vale ressaltar que a tipologia presente neste artigo deve ser tomada no conjunto da nossa pesquisa de mestrado que visa à elaboração do trabalho de dissertação sobre as tensões que envolvem as falas sobre o espaço periférico em diferentes campos do saber.
[7] Aqui se abre um espaço privilegiado para pensarmos na relação que o materialismo estabelece entre o conhecimento o objeto. Especialmente em Althusser (cf. ALTHUSSER; BADIOU, 1986, p. 46), onde podemos encontrar uma reflexão sobre as duas Teses fundamentais do materialismo dialético.