Revista Rua


A Copa do Mundo de Futebol de 2014 e o (novo) Mineirão
The 2014 Soccer World Cup and (new) Mineirão Stadium

Priscila Augusta Ferreira Campos e Silvia Cristina Franco Amaral

Desde sua inauguração, o Estádio “Governador Magalhães Pinto”, popularmente conhecido como “Mineirão”, localizado na cidade de Belo Horizonte/MG, tem sido palco de importantes decisões futebolísticas, tanto em âmbito nacional quanto internacional. Além de ser uma importante praça de eventos e equipamento de lazer para o município.
Em 2010, quarenta e cinco anos após a sua inauguração, uma grande reforma iniciou-se no estádio. O motivo: Belo Horizonte ter sido escolhida como uma das cidades-sede para a Copa do Mundo de Futebol, a ser realizada em nosso país em 2014.
A cerimônia que apresentou o Brasil como país-sede da Copa de 2014, ocorreu em 2007, na cidade de Zurique, na Suíça. Interesses pessoais e políticos fizeram parte da candidatura do Brasil.
Em linhas gerais, o país estava vivendo um período de neo-desenvolvimentismo, “pautado na manutenção da estabilidade e ação distributiva do Estado, este último, um Estado mais forte, induzindo o crescimento e coordenando os investimentos no país a partir de estratégias de planejamento de longo prazo” (MASCARENHAS, 2012, p. 46), através do fortalecimento de empresas nacionais, da criação do Programa de Aceleração do Crescimento e da recuperação da capacidade do Estado de prover políticas e programas sociais de inclusão e redução da pobreza.
Assim, sediar um evento de tamanhas proporções possibilitaria ao país a difusão de uma imagem positiva, atraindo investimentos, nacionais e internacionais, dentro de uma economia global.
Além disso, para a FIFA (Fédération Internationale de Football Association) a realização da copa no Brasil seria algo viável, uma vez que o país tem o futebol como um dos símbolos identitários e possui, internacionalmente, a reputação de ser belo, festivo e acolhedor (DAMO, 2012).
Sendo assim, na cerimônia em Zurique, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, fez o seguinte anúncio: "O Comitê executivo da FIFA decidiu dar a responsabilidade, não só o direito, mas a responsabilidade de organizar a copa mundial da FIFA de futebol 2014 ao país... Brasil”[1].


[1] Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=lFxgh1vOv4E