Revista Rua


Ficção científica e o discurso ambiental da ciência contemporânea: um exemplo com Operação Buraco de Minhoca
Science fiction and the environmental speech of contemporary science: an example with Operação Buraco de Minhoca

Daniela Ludviger Ingui

desconfiança com relação à ciência e a tecnologia, já que não há como frear o aquecimento global causado pelo homem. A única solução, nesse caso, seria a colonização de outro planeta por pessoas de caráter, como os jovens do projeto Arca de Noé.
            Da mesma forma que o discurso de Operação Buraco de Minhoca materializa certos sentidos em torno dos anseios e receios que se tem da ciência como provedora de soluções dos problemas humano, o discurso ambiental que permeia a sociedade pauta-se sobre a seguinte questão, muito bem colocada por Corazza (2005): “Será a tecnologia a causa ou a solução dos problemas ambientais?”. Se por um lado, a ciência não foi capaz de impedir a catástrofe ambiental que assola a Terra no século XXII, por outro, ela é a única esperança para a humanidade, pois seus avanços tornaram possíveis as viagens interplanetárias à velocidade da luz.
            Mesmo contrariando os planos do Sr. Cheng, os jovens topam seguir com a Operação Buraco de Minhoca e acabam voltando para a Terra no ano de 2007. Encarregada de contar sobre o futuro de nosso planeta, Mira decide conversar com três de seus antepassados: um empresário, um político e um cientista, que representam os setores na sociedade que exercem maior influência sobre as políticas ambientais – as grandes corporações capitalistas, a comunidade científica e o governo. Para todos esses sujeitos, projeta-se a concepção egocêntrica e imediatista do ser humano, já que os três se mostram mais preocupados com suas próprias carreiras do que com a necessidade de mudar a postura consumista da sociedade.
            Apenas pouco antes de voltar ao futuro é quando Mira consegue contar a sua história a uma escritora, que então escreve o presente livro. O final da história transita, então, entre o desfecho ucrônico e alotópico, pois tanto é possível que a humanidade mude seus hábitos depois de ler sobre seu futuro no livro, como ela pode mesmo desaparecer e se reiniciar apenas em Épsilon Eridane H, para onde os jovens retomam o rumo após finalizar a Operação Buraco de Minhoca. Evidentemente, a esperança que fica é a do desfecho ucrônico. 
 
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
            A análise do discurso da ficção científica é uma forma bastante interessante de mapear as controvérsias em ciência presentes no mundo real, o que fornece subsídios para uma discussão dos aspectos sócio-políticos da ciência que pode ser levada aos