Revista Rua


Um Olhar sobre o Câncer de Mama: a Atividade Física e seu Significado para Mulheres Participantes de Grupo de Apoio
A Look at Breast Cancer: A Physical Activity and Its Significance for Participants of Women Support Group

[Fernanda de Souza Cardoso, Eliana Lúcia Ferreira] 
- Este artigo é uma síntese da dissertação de mestrado em Educação Física (UFJF, 2009) intitulada: Entre silêncios, sussurros e gritos: o corpo feminino atravessado pelo câncer de mama.
*
Professora Mestre da Universidade Estadual de Montes Claros – Montes Claros, MG. E-mail: nandascard@yahoo.com.br - Rua São Tomé, 45, Todos os Santos Montes Claros - MG, CEP 39400-122
** Professora Doutora da Universidade Federal de Juiz de Fora – Juiz de Fora, MG. Email: eliana.ferreira@ufjf.edu.br - Faculdade de Educação Física e Desportos – FAEFID Departamento Fundamentos / EFID - Campus Universitário S/N – Martelos - CEP: 36036-900 - Juiz de Fora – MG

---------------------------------------------------------------------------------------

Para citar essa obra:
CARDOSO, Fernanda de Souza; FERREIRA, Eliana Lúcia. Um Olhar sobre o Câncer de Mama: a Atividade Física e seu Significado para Mulheres Participantes de Grupo de Apoio . RUA [online]. 2010, no. 16. Volume 1 - ISSN 1413-2109/e-ISSN 2179-9911  
 
Resumo:
O referido artigo versa sobre o significado da atividade física para mulheres acometidas pelo câncer de mama, participantes de grupo de apoio. Trata-se depesquisa empírica, tendo sido utilizados procedimentos qualitativos, tendo como suporte metodológico a Análise do Discurso (AD), em sua vertente francesa. O procedimento analítico levou em consideração duas noções fundamentais da AD: a paráfrase e a metáfora, tendo sido permeado pela experiência em adoecer de câncer.  
Palavras Chave: Educação Física, câncer de mama, atividade física, Análise do Discurso  
 
Abstract:
The present article deals with the meaning of physical activity for women affected by breast cancer, participating in support group.In this sense built up research empirical and were used qualitative procedures, being methodologically supported by Discourse Analysis (AD), in its French side. The analytical procedure took into account two fundamental notions of AD: a paraphrase and metaphor, and was permeated by the experience of illness of cancer.  
Keywords: Physical Education, breast cancer, physical activity, Discourse Analysis