Revista Rua


Um Olhar sobre o Câncer de Mama: a Atividade Física e seu Significado para Mulheres Participantes de Grupo de Apoio
A Look at Breast Cancer: A Physical Activity and Its Significance for Participants of Women Support Group

Fernanda de Souza Cardoso, Eliana Lúcia Ferreira

As formações discursivas já estabelecidas: a medicina, a igreja, que podem funcionar como parceiros no processo para o estabelecimento daqueles que se encontram na “tentativa de rompimento”, ou de se mostrarem como significantes no processo que envolve esses sujeitos. Acreditamos que quando isso se dá numa acepção interdisciplinar, complementar, aí então as formações discursivas que se apresentam não atrapalhariam uma à outra, no sentido de perseguirem objetivos diferenciados, de discursos que se contrapõem, mas sim auxiliariam para a materialidade da finalização das etapas necessárias à “saúde” dos sujeitos. Na linha tênue entre o discurso dos autorizados e dos que buscam se legitimar, encontramos as mulheres, essas mulheres de corpos, histórias, discursos.
 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 
AURELIANO, W. A. Vênus Revisitada: negociações sobre o corpo na experiência do câncer de mama. Barbarói (USCS), 2007, v. 27, p. 107-29.
 
BAGRICHEVSKY, M.; ESTEVÃO, A. Os sentidos da saúde e a Educação Física: apontamentos preliminares. Rio de Janeiro: Arquivos em Movimento, 2005, ,v.1, n.1, p.65-74.
 
BARBOSA, R. C. M; XIMENES, L. B; PINHEIRO, A. K. B. Mulher mastectomizada: desempenho de papéis e redes sociais. Acta Paul Enferm., 2004, v.17, n. 1, p.18-24. Disponível em: http://www.unifesp.br/denf/acta/2004/17_1/pdf/art2.pdf. Acesso em: 11 jul. 2008.
 
BATTAGLINI, C. L. et al. Atividade física e níveis de fadiga em pacientes portadores de câncer. Rev. Bras. Med. Esporte. 2004, v. 10, n.2, p. 98-104, Mar/Abr.
 
BERGAMASCO, R. B.; ANGELO, M. O sofrimento de descobrir-se com câncer de mama: como o diagnóstico é experenciado pela mulher. Revista Brasileira de Cancerologia, 2001, v. 47, n.3, p. 277-82.