Revista Rua


Efeitos de sentido em cartuns: sujeito e consumo da/na rede eletrônica
Effects of sense in cartoons: subject and consumption of/in electronic network

Lucília Maria Sousa Romão e Fernanda Correa Silveira Galli

A tecnologia permite-nos ter tudo dentro de casa sem sair dela.
E, se eu não estiver satisfeito com a realidade,
posso viver noutra realidade, a virtual.
(SARAMAGO, J. 2010, p.456)
 
 
Há uma cultura da banalização.
Tudo é banal, tudo está sujeito ao consumo.
(SARAMAGO, J. 2010, p.456)
 
Introdução
No presente trabalho, buscamos interpretar, à luz da teoria da Análise do Discurso (AD) pecheuxtiana, os efeitos de sentido de cartuns publicados na edição 53 da Revista Piauí (formato digital[1]), de fevereiro de 2011, sob o título “A nada mole vida depois da popularização da internet”. Situamos essa materialidade significante no campo das relações entre o linguístico e o histórico e consideramos, ainda, que esses dizeres se constituem no atravessamento do “já-lá”, tal como coloca Pêcheux (1995). Dito de outro modo, é no imbricamento entre o dito (fio do discurso) e o já-dito (fio da memória) que percebemos os deslizamentos de sentidos e os movimentos do sujeito, o que nos move a refletir o consumo da/na rede eletrônica.
 Interessa-nos, de maneira mais específica, refletir sobre o modo como o sujeito contemporâneo tem sido afetado pelos produtos tecnológicos, o que vemos materializado, tanto na forma dos desenhos caricaturais que re-presentam as cenas, quanto nos dizeres que as acompanham e cuja trama indicia efeitos derrisórios. De nosso ponto de vista, os resultados da análise apontam os modos de inscrição do sujeito, na contemporaneidade, que se constituem nas atuais condições de produção, que envolvem a proliferação dos produtos tecnológicos, uma outra relação com o tempo e o espaço e, ainda, uma série de formas de inscrição de subjetividades. Assim, tratar de questões como: i) as esferas do coletivo e do individual em conflito, ii) a con-fusão entre sujeito e objeto, iii) o consumir e o ser con-sumido na/pela rede, iv) o poder como um jogo de forças, dentre outras, é também nosso intento nessa abordagem.
 
Discurso e rede eletrônica
Iniciamos essa reflexão com uma abordagem teórica sobre discurso e rede eletrônica, com o intuito de pensarmos as condições de produção das discursividades do corpus e a constituição dos sujeitos inscritos nos cartuns. O presente percurso temático