Revista Rua


Sujeito histórico e amor eterno: a significação da figura materna em músicas sertanejas
Historic subject and mother`s love: the meaning of the maternal figure in country songs

[Maciel Francisco dos Santos e Telma Domingues da Silva] 
* Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem da UNIVÁS macielfsantos@gmail.com
** Docente do Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem da UNIVÁS telmadds@gmail.com

---------------------------------------------------------------------------------------

Para citar essa obra:
DOS SANTOS, Maciel Francisco; DA SILVA, Telma Domingues. . Sujeito histórico e amor eterno: a significação da figura materna em músicas sertanejas. RUA [online]. 2013, no. 19. Volume 2 - ISSN 1413-2109/e-ISSN 2179-9911  
 
Resumo:
Com base na Análise de Discurso francesa, este trabalho busca compreender, nas músicas sertanejas, o funcionamento de um discurso sobre o amor de mãe e um discurso de amor de filho, tomando como corpus cinco canções do estilo que produzem sentidos enquanto discurso amoroso no âmbito da relação filho/mãe. A análise partiu do estudo das condições de produção da música sertaneja e da relação que esta tem com a cultura caipira, por um lado, e, por outro lado, com os processos de urbanização. Procuramos compreender a significação da mãe nas canções analisadas, atentando para o fato de que o sujeito é condicionado sócio-historicamente e, assim sendo, consideramos a produção de música sertaneja e a inserção do locutor sertanejo na cultura caipira como constitutivas dessa significação. Através de recortes, mostramos um locutor sertanejo que, através de canções, demonstra seu amor por sua mãe, e que esse amor é enaltecido devido a fatores como a separação, aparecendo também associado ao discurso religioso.  
Palavras Chave: Discurso amoroso; Locutor sertanejo (música sertaneja); Discurso caipira  
 
Abstract:
Based on the French Discourse Analyzes, this essay aims to comprehend on country songs, how the discourse about mother`s love and son`s love discourse work, considering as the corpus five songs of this style which produce meanings while lovely discourse on the scope of the mother/son`s relation. This analysis comes from the study of the conditions of the production of country music and from the relationship it has with the country culture on the one hand and the process of urbanization on the other. We try to comprehend the meaning of the mother on the analyzed songs, paying attention on the fact that the subject is socio-historically conditioned and, this way, we consider the production of country music and the insertion of the countryman speaker on country culture as constitutive of this meaning. With cuts, we show a countryman speaker that, through songs, demonstrate his love for his mother, and that this love is extolled due to facts such as divorce, also appearing related to religious discourse.  
Keywords: Lovely discourse; Country man speaker (country music); Country discourse.