Revista Rua


Construindo ombros fortes: A roupa ressignificando o corpo feminino
Building strong shoulders: how clothes can resignify the female body

Leonardo Perez*, Luzmara Curcino**

A segunda imagem, que manifesta essa relação histórica, portanto discursiva, presente nos usos de um objeto que redimensiona o corpo feminino e lhe transfere certos atributos simbólicos masculinos, pertence a uma matéria da revista Manchete do ano de 1986[11]:
 
photo-19
                                                           Figura 7: Revista Manchete, 1986
 
Na imagem, a modelo Luiza Brunet é fotografada vestindo roupa com ombreiras bem acentuadas, e com um efeito de ilusão de ótica, é captada pela câmera do mesmo tamanho da Torre Eiffel, o símbolo mais proeminente de Paris e da França[12]. No enunciado verbal lê-se “Luiza Brunet conquista Paris”. A utilização do termo “conquistar” retoma enunciados cristalizados referentes à conquista da Alemanha nazista da cidade francesa: “Antes de conquistar Paris, as tropas alemãs [...]”[13], “Hitler preparava a conquista da França[...]”[14]. O poder do chefe de estado alemão, Adolf Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial, conquistador de territórios de grande parte da Europa e ainda um líder militar, é retomado pelo enunciado e, ainda, pela imagem da matéria, que posiciona a modelo de maneira que se equipare ao tamanho do monumento que toca, claramente o submetendo ao seu jugo. Ainda aparecem na imagem homens também fotografados de maneira com que pareçam menores e a seus pés, trazendo para a relação imagem/enunciado verbal outro significado: a sedução, a


[11] Imagem da revista Manchete disponível em: <static.uncyc.org/wiki/Revista_Manchete>.  Consulta em: 31 de Jan. de 2012.
[12] Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_Eiffel>. Consulta em: 31 de Jan. de 2012.
[13] Disponível em: <http://www.algosobre.com.br/historia/segunda-guerra-mundial-a.html>.  Consulta em 12 de Jan. 2012.
[14] Disponível em: <http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=3046>. Consulta em 12 de Jan. 2012.