Revista Rua


Construindo ombros fortes: A roupa ressignificando o corpo feminino
Building strong shoulders: how clothes can resignify the female body

Leonardo Perez*, Luzmara Curcino**

A primeira imagem analisada trata-se da capa da revista Nova de janeiro de 1980:
 
NOVA80 14
                                                           Figura 5: Capa da Revista Nova, janeiro de 1980
 
Na imagem[8] a modelo utiliza um casaqueto bordado com ombreiras, por se tratar de uma revista que se define como “a revista da mulher cheia de atitude[9]” sua abordagem principal é o relacionamento amoroso-sexual entre parceiros heterossexuais. Outro traço característico dessa publicação é trazer frequentemente em suas capas mulheres seminuas, o que representa, de modo ambíguo, o poder da mulher em relação a seu próprio corpo e o poder de sedução em relação ao universo masculino, assim como a revisitação de sua imagem como objeto de desejo. Courtine nos lembra que “A exposição pública de seus corpos permite a algumas mulheres uma maior mobilidade social e profissional. O corpo [...] vai desempenhar um papel essencial no imaginário de promoção individual.” (COURTINE, 1995, p.98). Nesta edição, de janeiro de 1980, a modelo também não utiliza uma blusa por baixo do casaqueto, porém, as ombreiras se fazem presentes para autenticar o discurso do poder. Ao lado esquerdo da capa lê-se o enunciado “As Mulheres São Melhores, Mais Espertas e Mais Fortes Que Os Homens. A Ciência Garante”. A imagem da modelo retoma uma imagem historicamente consagrada, a do imperador francês Napoleão Bonaparte[10]:


[8] Capa da revista Nova disponível em: <http://passarelacultural.blogspot.com.br/2011/12/sessao-nostalgia_29.html>. Consulta em: 31 de Jan. de 2012.
[9] Disponível em:
<https://www.assine.abril.com.br/portal/revista!initRevista.action?codProjeto=905&origem=google11/Pesquisa_Web_Marca_Mulher_Nova&campanha=B4CG&gclid=CIDcj9_do64CFZFW7Aodwm19Pw>. Consulta em: 30 de Jan. 2012.
[10] Disponível em: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/artigos/napoleao.htm Consulta em: 31/01/2012