Revista Rua


Construindo ombros fortes: A roupa ressignificando o corpo feminino
Building strong shoulders: how clothes can resignify the female body

Leonardo Perez*, Luzmara Curcino**

                                   ombro
                                           Figura 4: editorial da revista Vogue, 1982                                                 
 
Na Figura 4[6], a modelo também utiliza um blazer masculino de ombreiras, não sorri, carrega nos braços jornais. Seu corte de cabelo é curto. Atrás da modelo observamos apenas a presença masculina, trata-se de uma mulher ocupando uma posição entre homens, provavelmente alguém que não se dedica a profissões socialmente cristalizadas como femininas. O editorial de moda desta revista feminina constrói uma nova posição para a mulher, não mais restrita ao lar, mas inserida no espaço externo das ruas. Podemos aqui, fazer um paralelo com a análise de Courtine sobre a prática do body-building[7], que, segundo o autor, “[...] são particularmente identificadas com o ‘estilo de vida’ da camada social que se tornou o emblema dos anos 80: os yuppies. [...] ‘jovens profisionais urbanos’ ávidos pela auto-realização através do sucesso material” (COURTINE, 1995, p.85). Assim, a imagem da revista Vogue relaciona a modelo a essa camada social, os yuppies, que por sua vez tem uma relação direta com o culto ao corpo musculoso, portanto, a utilização das ombreiras mostram o interesse de modificação corporal em busca de signos de poder.
Para melhor constatar essa relação, da roupa com ombreiras e o poder que proporcionaria às mulheres, analisamos capas e matérias de revistas femininas que circularam na década de 80 e que entrecruzam enunciados verbais com os imagéticos, fazendo emergir discursos sobre a mulher e o poder.


[6] Imagem disponível em:  < http://tudopelamoda.blogspot.com.br/2009_02_01_archive.html>. Consultada em: 31 de Jan. de 2012.
[7] Para Courtine, o body-building participa plenamente da cultura do músculo, é um elemento central da cultura do corpo, aumentando-o de modo literal, até seu extremo.