Revista Rua


Construindo ombros fortes: A roupa ressignificando o corpo feminino
Building strong shoulders: how clothes can resignify the female body

Leonardo Perez*, Luzmara Curcino**

A Figura 2[4] trata-se da capa do disco da cantora Grace Jones, usando um blazer com ombreiras avantajadas. A cantora, que atingiu grande sucesso na década de 80, ficou conhecida por sua estética extremamente andrógina. Na capa de seu disco Nightclubbing (1981), a artista aparece com um blazer de ombreiras na cor preta, tipicamente masculino, mas ao mesmo tempo sua boca apresenta uma coloração fortemente vermelha, uma característica tipicamente feminina. Sua figura domina praticamente toda a imagem e seus cabelos possuem um corte militar, extremamente curto. Todas estas características intensificam seu apelo poderoso, a imposição de sua figura.
Na Figura 3[5], uma campanha publicitária da grife italiana Giorgio Armani, do ano de 1982, a modelo também usa um blazer de ombreiras. Sua figura se impõe e adota uma postura tipicamente masculina, sua perna esquerda encontra-se dobrada e apoiada numa superfície mais alta. Seus cabelos são cortados no estilo masculino, mas ainda possui características que a feminilizam, como a maquiagem e os sapatos. Nas duas imagens as modelos apresentam um olhar sério, não sorriem, constituindo um ar de austeridade, seriedade, retidão, reforçado pela exploração dos traços geométricos muito marcados em ambas as imagens.
Embora menos marcadas, do ponto de vista geométrico, esses índices da austeridade, retidão do corpo que posa para fotos, na imagem a seguir, pertencente a um editorial de moda da revista Vogue América, também da década de 80, em hipotética situação não posada, a modelo apresenta uma roupa com ombreiras fartas, num casaco com formas austeras que ainda sustentam essa proximidade com a vestimenta masculina:
 


[4] A imagem da capa do disco está disponível em: <http://thelonesomepiker.blogspot.com.br/2011/02/ lonesome-grace.html>. Consultada em: 30 de Jan. de 2012.
[5] A imagem da campanha publicitária da grife Giorgio Armani está disponível em: <http://www.fashionindie.com/post/vintage-ads-gia-for-armani>. Consulta em: 30 de Jan. de 2012.