Revista Rua


Construindo ombros fortes: A roupa ressignificando o corpo feminino
Building strong shoulders: how clothes can resignify the female body

Leonardo Perez*, Luzmara Curcino**

Neste contexto histórico, Margareth Thatcher torna-se a primeira mulher a ser primeira-ministra do Reino Unido e adota como marca registrada em sua vestimenta os tailleurs, mas que, desta vez, chamam a atenção para uma parte do corpo ainda pouco explorada pela moda feminina: os ombros. Levemente marcados pela moda durante a guerra, rememorado pelo smoking, vestimenta emprestada do guarda-roupa masculino, de Yves Saint Laurent nos anos 60, aparece de forma expressiva na década de 80, proporcionando uma modificação visualmente perceptível na silhueta feminina. Thatcher, uma das únicas representantes do gênero feminino entre os estadistas majoritariamente do gênero masculino, e exercendo um cargo de grande autoridade no contexto mundial, encontra na ampliação dos ombros, através da roupa, um símbolo de poder.
margaret_thatcher01 MARGARET THATCHER 02
Figura 1: Fotos de Margaret Thatcher (Fonte The Guardian[2])
 
Algum tempo depois, nas passarelas de Milão, o desfile do estilista italiano Giorgio Armani apresentaria ternos femininos com ombros exagerados, peças que rapidamente foram aderidas pelas executivas estadunidenses que iniciavam suas carreiras no mercado financeiro norte-americano e desejavam impor-se frente aos executivos do gênero masculino.
As ombreiras, originalmente um acessório componente das fardas militares, usadas inicialmente para a proteção e, posteriormente para caracterizar os oficiais de alta patente (VEILLON, 2004), obtêm de suas origens seu significado simbólico: o poder, uma vez que remetem ao universo e ao corpo masculino.
Dos campos de batalha, as ombreiras foram adaptadas para o uso diário, quando passaram a fazer parte da configuração do terno masculino. Historicamente, o terno


[2] Disponível em: <http://www.guardian.co.uk/politics/2012/mar/05/lord-st-john-fawsley-character? newsfeed=true>. Consultado em: 31 de Jan. de 2012.