Revista Rua


Imagem e Ilegibilidade da Forma Urbana de Campinas
Image and illegibility of urban form of Campinas

Luiz Tiago de Paula* e Eduardo Marandola Jr.**

A Praça Largo do Rosário é vizinha à Praça Guilherme de Almeida (onde fica o antigo Fórum, Palácio da Justiça), contrastando com o excesso de prédios de seu entorno, este lugar se configura em um amplo espaço aberto no coração do Centro de Campinas. Dando fim à Avenida Campos Sales de forma perpendicular à Avenida Francisco Glicério, a Praça Largo do Rosário faz com que se forme um “T” entre essas duas vias. A métrica dessa configuração possibilita o trânsito de pedestres em diferentes direções, tornando o lugar físico e visivelmente permeável
Escolhemos alguns dos principais marcos, limites, vias e pontos nodais da paisagem de Campinas. Apesar de nos determos ao Centro da cidade e descrevê-los isoladamente com uma mesma base analítico-descritiva, vale citar que eles estão inseridos dentro de uma estrutura maior, onde a presença de um elemento deveria positivamente reforçar a existência do outro. Entretanto, a estrutura da imagem de Campinas, em seu sentido conjuntural, ainda não estabelece relações topológicas tão claras. Ou seja, as relações geográficas entre os elementos – aquelas que dizem respeito à disposição e características – não organizam formas sensíveis de uma visão contínua e seriada. São elementos que, para muitos, ainda se destacam em uma paisagem confusa e desarticulada.
O mapeamento dos principais elementos do Centro revelou que apesar de possuírem proximidade geográfica, eles não reforçam e nem dão coesão à estrutura geral do lugar. Construções singulares como os edifícios da Estação Ferroviária, da Igreja Catedral Metropolitana e da Torre do Castelo, quando não são acompanhados de espaços abertos como praças ou largos, estão cercados por prédios de diferentes períodos históricos, permanecendo imageticamente descontextualizados da paisagem circundante. Isso faz com que eles não estabeleçam relações mútuas que garantam uma estrutura passível e tranquila de legibilidade.