Revista Rua


Imagem e Ilegibilidade da Forma Urbana de Campinas
Image and illegibility of urban form of Campinas

Luiz Tiago de Paula* e Eduardo Marandola Jr.**

Partimos de uma prerrogativa lynchiana, assumindo que uma forma urbana legível torna os trajetos e a localização dos lugares da cidade suficientemente claros, criando segurança e conforto para seus habitantes. A ilegibilidade de seu desenho não apenas dificulta a percepção de seus marcos e limites, como dificulta a construção intersubjetiva da imagem da cidade e a criação de identidades. Cidades sem fisionomia e sem identidade é uma das preocupações que os centros urbanos devem enfrentar nas próximas décadas devido ao próprio modelo de produção do espaço urbano (CORRÊA, 2011).
  Nosso laboratório de investigação, no presente artigo, é Campinas, interior do Estado de São Paulo. Esta cidade é sede de uma região metropolitana composta por 19 municípios e tem cerca de um milhão de habitantes e mais de dois séculos de história. Sua paisagem apresenta resquícios da cidade cafeeira do início século XX, das vilas industriais pós-1970 e das marcas dos processos de verticalização, assim como da abertura de grandes vias de acesso de uma densa rede metropolitana. A construção e reconstrução da paisagem e a materialização desigual desses diversos períodos históricos revela mosaicos desordenados que combinados com a própria característica natural do sítio urbano, torna Campinas uma cidade repleta de ilegibilidades.
As análises levantadas sobre a forma urbana dessa cidade derivam de alguns anos de pesquisa (DE PAULA, 2011; 2012; MARANDOLA JR.; 2011a; 2011b) e do Projeto “Paisagem e Imagem da Cidade: a Forma e Experiência Urbana de Campinas” (MARANDOLA JR. et al, 2012), o qual foi desenvolvido junto ao Núcleo de Estudos de População (NEPO) da Unicamp em parceria com a SEPLAN (Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Campinas) e, desde 2012, têm tido continuidade no Centro de Estudos de Ciências Humanas e Sociais Aplicas (CHS) da Faculdade de Ciências Aplicas da Unicamp (FCA).
 
 Legibilidades e ilegibilidades da forma urbana
A ilegibilidade da forma urbana de Campinas é possível de ser identificada tanto na experiência compartilhada de migrantes e visitantes que têm dificuldades de se localizar ou se orientar na cidade quanto em moradores que se sentem embaraçados ao mencionar um aspecto preponderante de sua paisagem. Muitos são os fatores sociais e culturais dinâmicos que podem interferir nessa leitura da cidade. No entanto, primeiramente, apontaremos aqui alguns aspectos físicos da configuração descritiva de seu território e depois o papel da forma e visibilidade dos espaços públicos do Centro de Campinas para construção da imagem da cidade.