Revista Rua


A Construção das representações identitárias: o brasileiro clandestino deportado

Marcos Barbai

contra si mesma, produzindo o desarranjo dos lugares de estabilidade, ou seja, as formações imaginárias e as formações discursivas.
Porém, é só no anexo 3 de Semântica e discurso que a desidentificação abre um caminho promissor na reflexão de Pêcheux. Retomando uma frase de Lacan, no seminário 11 (Os quatro conceitos fundamentais da Psicanálise), “Só há causa daquilo que falha”, o filósofo pôde formular o ritual de falhas que é o processo de interpelação-identificação e produção dos sentidos.
O processo de interpelação do indivíduo em sujeito pela ideologia e pelo inconsciente produz a forma-sujeito (nossa forma de existência histórica), na qual coexistem indissociavelmente a interpelação, identificação e produção de sentido, realizando o non-sens da produção do sujeito. O non-sens (lugar material em que a ideologia e o inconsciente se agarram) deixa traços no sujeito-ego (no efeito de presença do sujeito) da forma-sujeito ideológica, identificada com a evidência do sentido.
Estabelecer um lugar de enunciação para o sujeito brasileiro deportado falar de si é abrir uma via discursiva determinada em que voz e sentido se encontram em um falante determinado, para um interlocutor determinado. Em suma, um espaço de discursividade montado (a entrevista) em que “Falar pela voz, então, é desnudar de sentido para poder existir” (cf. Scherer, 2006, id.: 17).
Assim, podemos escutar os tropeços da interpelação ideológica, “no momento em que a linguagem ganha vida, que a memória se atualiza” (cf. Orlandi, 2001: 9), e o sujeito toma corpo. Articular o conceito de identificação é sair do domínio da identidade como pura manifestação e representação do sujeito, para se abrir à contradição, isto é, toda vez que falamos do sujeito o tornamos um, porém, falta esse um para designá-lo, representá-lo, identificá-lo.
 
Análise

                 Trabalhar com relatos é uma maneira muito interessante de se observar o modo como o dizer é construído. Contudo, há que se levar em consideração as condições de produção do material a ser analisado. Os recortes aqui apresentados foram coletados no Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos) no momento em que os brasileiros, ao