Revista Rua


A Construção das representações identitárias: o brasileiro clandestino deportado

Marcos Barbai

um canto, próximo das cabines de controle, com seus poucos pertences na mão, aguardando a análise de seu passaporte.
Nossas entrevistas seguiam um protocolo de pesquisa. Assegurado o anonimato pelo oral e pelo escrito, as falas podiam ecoar. Nesses recortes de análise nós chamamos a atenção para a zona de instabilidade e de contradição nos jogos das pessoas do discurso, através dos pronomes pessoais: o ‘eu, ‘a gente – o impessoal’ e a segunda pessoa ‘tu’.
 
Recorte [1]
PESQUISADOR: Fala pra mim qual foi a tua experiência em ser deportada?
 
S1: que eu não quero passar por isso de novo::: pretendo ficar no BRAsil:: porque é Uma:: HUMILHAÇÃO:::.. o que a gente passa::: do jeito que a gente:::... o jeito que eles te PEgam:: o jeito que eles te TRAtam:: o jeito que tu é PRESO::: é como se fosse uma criminosa::: e tu não é uma criminosa::: tu é trabalhadora trabalha::: certa::: como::: coisa que americano não FAZ:: americano::: Eu me deparei com VÁrios tipos de pessoa na cadeia:::... que:: só faziam drogas::: foram pegos por brigas:: coisas assim EStúpidas::: e::::.. que:: todas as pessoas de imigração lá::: pessoas trabalhadoras::: sendo presa::: igual no mesmo: junto::.. com outros criminosos:::...
 
Ao falar sobre a experiência da expulsão, toda uma relação do sujeito com a memória se estabelece. O sujeito aí se mostra e se esconde pelo dizer. Podemos ver esse processo pela confrontação do si mesmo e pela inversão das pessoas ‘eu’, ‘a gente’ e ‘tu’:
 
(1)   eu não quero passar por isso de novo:::... pretendo ficar no Brasil
(2)   Uma:: HUMILHAÇÃO:::.. o que a gente passa::: do jeito que a gente:::...
(3)   o jeito que eles te PEgam:: o jeito que eles te TRAtam:: o jeito que tu é PRESO::: é como se fosse uma criminosa::: e tu não é uma criminosa::: tu é trabalhadora trabalha:::
(4)   que:: todas as pessoas de imigração lá::: pessoas trabalhadoras::: sendo presa::: igual no mesmo: junto::.. com outros criminosos:::...