Esta peça[1] faz parte da Coleção Francisco Rodrigues[2], um dos mais importantes acervos fotográficos do Brasil, que guarda a memória visual da história social do século XIX e início do XX. Trata-se de uma albumina impressa em suporte cartão de visita[3]. Muito embora os retratos afixados nesses cartões tenham significado a popularização da fotografia, mesmo no final do século XIX, esta ainda era um artigo de luxo que, em alguma medida, ficou restrito à burguesia
[4]. Daí, talvez, o interesse dos transeuntes. Além disso, até o século XIX predominava a captação de retratos fotográficos em estúdio, o fato de essa fotografia ser tirada nos jardins do sobrado poderia reforçar a curiosidade dos passantes
[5]. Por outro lado, o estranhamento dos transeuntes poderia advir do inusitado da cena: uma mulher branca carregando em seu colo um bebê negro, já que a imagem mais recorrente de então era a da ama-de-leite negra com uma criança branca no colo – o inverso da representação analisada.