Revista Rua


O discurso da ciência na contemporaneidade: "Nada existe a menos que observemos"
(The discourse of science in the contemporaneity: "Nothing exists unless we observe it.")

Marci Fileti Martins

surgem certos fundamentos denominados Princípio da Incerteza, de Heisemberg (1927), Teorema da Indefinibilidade, de Tarski (1930) e Teorema da Incompletude, de Gödel (1931). O aparecimento dessas acepções na física e na lógica-matemática, que representam, em certa medida, uma ruptura com o paradigma determinista dominante, são decisivas para compreendermos a constituição do discurso da ciência na contemporaneidade.
Rolnik (1995), tratando especificamente de questões envolvendo a subjetividade na contemporaneidade, destaca certas mudanças que começam a operar já no modelo mecanicista e determinista da ciência dita moderna, mudanças que apontam para uma ruptura que estaria por vir. A autora propõe que, mesmo não tendo lugar para a instabilidade, já que o mundo e os corpos que o constituem funcionariam como um relógio, no modelo mecanicista, com a introdução da termodinâmica, o sentido de instabilidade começa a aparecer. Isso se deve a uma das leis da termodinâmica, a da entropia. Segundo essa lei todos os corpos estariam sujeitos a mudanças, as quais levariam esses objetos à destruição. Nesse momento da história da ciência (física), a destruição, entendida como o caos, é considerada como avesso da ordem, como seu negativo, ou seja, haveria a possibilidade de separação entre os objetos regulados pela ordem e o resto, os quais nem se constituiriam, seriam somente uma espécie de campo energético indiferenciado. Contudo, segundo Rolnik (1995: 51):
 
as turbulências vividas no campo da ordem, seriam sinais de transformação deste campo em energia diferenciada; ou seja, a instabilidade aqui é entendida como sinal do caos que se aproxima e que acabará por engolir o mundo.  
 
 
Junto a isso, outro elemento desestabilizador surge, já que na terceira metade do século XX, a comunidade científica se depara com os efeitos provocados pelas idéias de