Revista Rua


Inovação nas práticas de promoção da saúde por meio da arte da palhaçaria: a dialogia do riso registrada em vídeo-documentários nas experiências de campo
Innovation on health promotion practices trough the art of the clown: dialogy of laugher recorded in video documentaries in field work

Marcus Vinicius Campos Matraca, Tania C. de Araújo-Jorge

Mesmo assim, com a coragem que o instinto de sobrevivência carrega deixando essas pessoas prontas para enfrentamento e afrontamento, este grupo de outsiders intervém sobre seus próprios corpos, ocupando as ruas numa espécie de negação coletiva da ordem social vigente. Segundo Rodrigo Maia:
conhecer os meandros, os detalhes da vida de uma travesti, não tem livro, não tem universidade nenhuma, a gente está descobrindo assim, com eles, acolhendo o melhor possível, respeitando acima de tudo. Esse negócio de dizer, eu aceito, não sei o que, ninguém tem que aceitar nada, o cara é daquele jeito, acabou e ponto final, tem que respeitar e deixar que ele viva a vida dele.
 
Apesar da inexistência de programas como o Boca da Noite na cidade do Rio de Janeiro, o documentário mostra no discurso dos usuários certo grau de satisfação nos serviços de saúde utilizados. O aprendizado para lidar com esse público se constrói, na prática, de vários profissionais de saúde, que estão disponíveis ao diálogo. Marcelo Duarte fala que: “cabe a cada profissional ter a sensibilidade de perguntar qual o nome quer ser chamado, se de João da Silva ou Jaqueline, e a pessoa vai responder, isso não é lei, mas é uma questão de sensibilidade com o cidadão”.
No documentário, a rua também se transforma no cenário para compartilhar conhecimentos relativos àpromoção da saúde, brincadeiras e afeto entre o Palhaço Matraca e o Povo Invisível. Procuramos apresentar um fenômeno social que ocorre em todas as partes do planeta. Por trás de cada ator social envolvido na narrativa fílmica se escondem inúmeras histórias de vida emuitos casos curiosos. Estes relatos vêem à tona neste vídeo na narração das peculiaridades e curiosidadesdeste grupo de outsiders.
 
Documentário 2: “NA PISTA” (Figura 3 - Anexo)
 
Na Pista foi realizado entre os dias 17 e 27 de janeiro de 2007 na cidade de Brasília com apoio do IOC/FIOCRUZ, em parceria com a produtora independente Verdeperto Filmes. Inicia tendo como cenário a Esplanada dos Ministérios e seu entorno, utilizando a mesma metodologia de trabalho do documentário Matraca e o Povo Invisível.
O reconhecimento territorial foi realizado em 19 de janeiro de 2008 pelo Palhaço Matraca, caminhando pela esplanada e pelo terminal de ônibus do plano piloto da cidade de Brasília, detectando um número expressivo de crianças e adolescentes