Revista Rua


Arte de viver de narradoras de outro Javé chamado Guriú
Art of living of other narrators of Yahweh called Guriú

Glória Freitas

Esta suave possibilidade de existir cantando – que os dramas cantados possibilitaram a toda a população de Guriú, a quem cantava e a quem escutava, e a quem escutava que também aprendia a cantar – fez com que as lembranças do brincar drama destas ex-meninas dramistas sejam prioritariamente de uma ordem do lembrar ou do ter esquecido como se cantam as partes das comédias que se mantinham retidas na memória.
Recorrentemente, falar de drama é cantar as comédias de drama. Uma considerável parte das cerca de cinquenta entrevistadas julgava que o principal objetivo de minha pesquisa era recolher as comédias de drama. Eu disfarçava os outros interesses e deixava que o mal-entendido as levasse de volta ao mundo maravilhoso da Era dos dramas de Guriú e o caminho percorrido e escolhido por elas era guiado pela música. Começavam a cantarolar, numa posição de medo de não lembrar e eram estes sons do passado que iam trazendo as demais lembranças.
Aprendi que a música era muito significativa para o drama. Posso dizer que é essencial. Há uma aflição em dominar bem as letras e saber cantar sem perder um pezinho em todos os encontros das gerações de dramistas realizados. O entendimento geral era ofertar, relembrar, dizer em partes o que ainda resta de um acervo diversificado que elas ainda mantinham na memória e diziam cantando; pois ser dramista é ser essencialmente cantora. Já no anúncio da chegada ao público, cantar é alegrar-se e levar alegria ao público. Este jeito inventado em Guriú de resistir é um grito que ecoa cantado. Pensando nisso é que produzi um livreto com as letras remontadas nas intensas horas de escutas individuais e coletivas. Depois conseguimos gravar um CD. Mas essa já é uma história que outro dia eu conto. Por hoje concluo afirmando que uma existência escrita ganhou o entoado das meninas. Gravar o CD é conseguir ouvi-las a cantar:
 
Boa noite senhores
Boa noite senhoras
Gentil carmelita
Vem chegando agora
Subi neste palco
Só para avisar
Que o nosso drama
Já vai começar
Subi neste palco
Só para avisar
Que o nosso drama
Já vai começar
 
Que noite tão linda
Para nós brincar