Revista Rua


O discurso no Twitter, efeitos de extermínio em rede
The discourse on Twitter, extermination effects in net

Vivian Lemes Moreira, Lucília Maria Sousa Romão





Figura 7: Tweet 6[19]
 
Aqui temos a formulação afirmativa no melhor estilo de uma definição, posto que o sujeito enuncia “nordeste é um lugar onde...”, fazendo falar o efeito de explicitação de uma geografia (“onde”) novamente marcada pelo contraste entre dois lugares discursivos assimetricamente traçados, isto é, o “nós” e as “baianinhas vagabundas”. Reestrutura-se o novelo de o-posições, mantendo o mesmo efeito de assimetria já anotado nos recortes anteriores, em que o “nós” é do sudeste e ocupa uma posição de suposta superioridade em relação ao outro que deve ser humilhado e achincalhado. A desqualificação do outro comparece de modo explícito, o nordestino não pode ocupar a posição de “pessoas de classe média alta”, o que marca, uma vez mais, efeitos de preconceito e generalização de modo a inscrever que todo nordestino é pobre e que toda mulher nordestina é “baianinhas vagabundas”. Chama a nossa atenção o modo como esse significante – vagabunda – já foi usado para desmerecer e desautorizar de legitimidade as mulheres, ou seja, tornando-as responsáveis pela sua condição, escolha e ato de dar-se facilmente ao outro. Nesse caso, tal adjetivo funciona discursivamente de modo a atrelar esse traço a uma condição de nascença e de pertencimento a uma região do país, no caso, Bahia. Assim, fica simetrizado que toda baiana é vagabunda, formulação que imaginariamente produz a impossibilidade de furo e de ruptura do campo desse sentido. O discurso autoritário aqui impede que outros sentidos circulem.
Assim, o único elo entre essas duas posições seria o turismo sexual, aos primeiros cabendo o lugar de quem compra, “come” e consome e, aos segundos, o fornecimento de femininos corpos para a vagabundagem. Isso silencia toda e qualquer outra forma de discursivizar os nordestinos, falados apenas na posição de matéria de prostituição. Silenciam-se tradições de saberes populares, manifestações culturais com seus pensadores, poetas, músicos, artistas plásticos, trovadores, cordelistas, mulheres


[19] http://twitter.com/ . Data: 31/10/10