Revista Rua


O discurso no Twitter, efeitos de extermínio em rede
The discourse on Twitter, extermination effects in net

Vivian Lemes Moreira, Lucília Maria Sousa Romão

(Interface de Aplicativos) do próprio sistema, o que garante em tese uma circulação imediata dos dados ali inseridos. Tudo isso faz com que o Twitter seja uma ferramenta de poderoso alcance e conveniência, “gerando um ambiente micro partilhado e controlado pela comunidade” [11](DRAPEAU, p.1, 2009).
As interações no Twitter são realizadas a partir dos tweets escritos e enviados pelos navegadores, porém essa ação depende de quem o sujeito segue/“follow” (i.e., comunica-se) e de quem escolhe segui-lo/ follow you. Toda essa comunicação acontece em tempo real; dessa forma, a troca de mensagens é imediata, sendo a todo tempo atualizada.
Ainda que a ferramenta tenha constantemente sido apropriada para a difusão de informações, o caráter de rede social encontra-se presente, na medida em que essas informações são distribuídas para os seguidores, os quais podem se apropriar dessas informações e respondê-las ou “retwitá-las”, repassando-as para suas redes. Além de tornar públicas as conexões entre os usuários, portanto, o Twitter ainda permite que as trocas de informações entre os usuários possam ser acompanhadas, o que torna esse site de rede social propício para o estudo da difusão de informações. (RECUERO E ZAGO, 2010, p.71)
 
No Brasil, o Twitter é considerado um sucesso, virou motivo de investigação e ganhou inclusive uma matéria de grande repercussão na rede pela revista Time, como veremos agora. O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) em 2008, revelou a existência de 60 milhões de usuários de computadores no Brasil (38% da população) e 54 milhões de usuários de internet (34% da população);assim, o Brasil é considerado o sexto maior usuário mundial de Internet. O público internauta brasileiro faz-se presente em diversas ferramentas sociais e tudo levava a crer que com o Twitter não seria diferente. De acordo com a matéria publicada pela revista Time, um estudo publicado, em outubro de 2010 pela empresa de marketing digital comScore, constatou que 23% dos usuários de Internet no Brasil estão conectados ao Twitter, comparado com 11.9% nos EUA. A alta participação dos brasileiros no website chamou a atenção, cerca de 65% do tráfego no site, segundo a vice-presidente de vendas e marketing internacional do Twitter, Katie Stanton, os brasileiros têm se comportado com grande voracidade. A matéria conta com uma entrevista com o Professor James Green, da Brown University, que diz que o Twitter é um sucesso no Brasil. Ele contextualiza as ferramentas de mídia social e comenta sobre a influência da ditadura militar no país, a repressão da imprensa no período. Anota que agora, anos depois da censura e da repressão, a liberdade de expressão tem sido utilizada de forma fervorosa pelos brasileiros nas ferramentas


[11] Termo original: “community-controlled microsharing environment” por Drapeau, 2009.