Revista Rua


O discurso no Twitter, efeitos de extermínio em rede
The discourse on Twitter, extermination effects in net

Vivian Lemes Moreira, Lucília Maria Sousa Romão

rebooting” e ou reinventar a empresa. A equipe de Dorsey, durante uma sessão de brainstorming, descreveu o serviço SMS (mensagens curtas por celular) que utilizava para se comunicar com pequenos grupos, com a seguinte frase “O que você está fazendo?”. O projeto original sofreu algumas modificações, inclusive no nome, este o qual inicialmente foi nomeado como “twttr”, inspirado também pela onda do website Flickr e pelo fato de que os SMS dos EUA tinham como padronização de códigos apenas cinco dígitos (ISRAEL, 2009). Após certas modificações, além da alteração do nome, o sistema foi ganhando forma e sua popularização veio a partir de março de 2007 e tornou-se o que conhecemos hoje.


Figura 1: Página inicial do Twitter[10]

De acordo com a descrição do website do Twitter, ele é caracterizado como: “um serviço para amigos, família, e colegas de trabalho, para se comunicarem e estarem conectados na troca de rápidas e freqüentes perguntas á uma simples questão: O que você está fazendo?” (TWITTER, 2009). Em 140 caracteres ou menos, os sujeitos-navegadores partilham dados, perguntam e respondem a questões. Em um estudo (JAVA et al., 2007), foi constatado que a maior parte da comunicação dos navegadores do Twitter pode ser considerada pela tagarelice diária de trivialidades cotidianas, conversações, compartilhamento de informações e arquivos/URLs, e a disseminação de notícias. Os navegadores do Twitter postam suas contribuições através de short message service (SMS), instant messenger (IM), pelo website do Twitter na web, ou através de e-mail, telefone celular por Internet móvel ou por diversos outros aplicativos API


[10] http://twitter.com/