Revista Rua


O corpo na relação trabalho x prazer
The body in relationship labor x pleasure

Fernanda Surubi Fernandes e Olimpia Maluf-Souza

Nesse mesmo cadastro aparece, no item observações, uma outra profissão: a de bailarina. Nesse item, a profissão bailarina juntamente com a formulação Bar Tropical – É bailarina no Bar Tropical, no local onde mora – produz um deslizamento produzindo efeitos de sentido que toma uma profissão, a de bailarina, ou um local, o bar Tropical, para significar a atividade de prostituição. Os sentidos do que se colocam como paráfrase ou polissemia dependem das condições de produção das formulações e da inscrição em cada formação discursiva na qual o sujeito do dizer se insere. Assim, bailarina e Bar Tropical representam o espaço do meretrício no social, na cidade de Cáceres. Ou seja, estar no Bar Tropical, ser bailarina, nessas condições de produção, significa exercer a profissão de meretriz, ou seja, caracteriza a imagem da mulher como prostituta.
Conforme Orlandi (2007a), através dos objetos simbólicos, podemos compreender como o sentido é produzido, logo, é a formação discursiva que determina o que pode e deve ser dito, portanto, afirmar-se como bailarina do Bar Tropical insere o dizer da prostituta, enquanto materialidade, em uma formação discursiva jurídica, ou seja, aquela que autoriza a dança e o local como profissão reconhecida, silenciando a atividade da prostituição. A atividade de bailarina, então, é uma profissão socialmente aceita, com local e atividade definidas, o que retiraria a prostituta da ilicitude que o próprio fato de cadastrá-la produz. Embora a atividade de bailarina seja considerada profissão e a de prostituição uma atividade ilícita, essa profissão, associada a um local – o bar Tropical – passa a ser considerada apenas um negócio, uma venda (a do próprio corpo) e não uma profissão.
Entrementes, há formulações presentes em uma outra ficha de qualificação que tomam o meretrício como profissão, tanto nos itens profissão e ramo/negócio quanto no item denominado observações, como veremos no cadastro a seguir: