Revista Rua


O corpo na relação trabalho x prazer
The body in relationship labor x pleasure

Fernanda Surubi Fernandes e Olimpia Maluf-Souza

Nessa direção, os sentidos que se produz sobre a mulher/meretriz, com a venda de seu próprio corpo, é o de que ela apaga a necessidade do exercício de uma profissão reconhecida em nome da sua “escolha”, do seu voluntarismo, da sua ausência de culpa. O efeito que esse tipo de discurso produz é o de um sujeito que pensa ser dono de sua vontade e que pensa ser livre. É por essa razão que o seu dizer produz a ilusão de que a prostituta tem o controle sobre si e que não está sujeita às relações de poder, decorrentes dos modos de produção capitalista.
Compreendemos, assim, que há, nessa formulação, um processo de desresponsabilização do Estado, como já mostramos, pois se o sujeito policial registra que a pratica da prostituição é um ato de vontade do sujeito, apaga, desse modo, toda a possibilidade de que ela seja decorrente das mazelas socioeconômicas das mulheres naquele período. Do mesmo modo, desresponsabiliza o aparelho repressor – a polícia – de qualquer ação, pois a prostituição não é crime, mas a indução, por terceiros, dessa prática é criminosa. Ora, se a prostituta afirma que sua ação de prostituir é voluntária ela isenta de qualquer responsabilidade o aparelho repressor e alguém que, eventualmente, possa estar induzindo-a a tal prática.
Nas formulações (01), (02) e (03) notamos uma gradação, ou seja, são dizeres diferentes, mas que produzem os mesmos efeitos de sentido, qual seja o da não obrigatoriedade de ser meretriz. Porém, na formulação (03) – Não vive constrangida em sua profissão de meretriz –, além do dizer referir-se ao sujeito-de-direito, a formulação faz remissão também ao atravessamento do discurso jurídico pelo religioso, uma vez que coloca em funcionamento a noção de culpa, implicitando que a prostituta deve constranger-se da atividade que realiza. Assim, em não vive constrangida, o funcionamento que se coloca é o de uma mulher que não se constrange, não sente culpa, não se deixa interpelar pelos sentidos instalados pela moral cristã que a prática da prostituição apaga. Trata-se de sentidos que, filiados a uma concepção da moral religiosa, colocam a mulher como alguém que deve manter-se pura, casta e desempenhando com qualidade o papel de boa mãe e esposa.
Assim, o efeito que a formulação produz é o de que as relações morais e sociais são subsumidas pelas econômicas, pois não há constrangimento pelo tipo de atividade que se pratica. Desse modo, ser meretriz, de um lado, é ter uma profissão e se colocar como produtiva em um sistema que exige a produção, daí o fato de não viver constrangida. Mas, por outro lado, a produtividade da prostituta realiza-se sobre algo interditado – o uso do próprio corpo para a obtenção/doação de prazer –, produzindo um deslize, uma