Revista Rua


A deriva de sentidos de "Terra da luz" no pós-governo mudancista: Uma análise do vídeo Ceará, terra da luz
The drifting of meanings of "Terra da Luz" in the post-changing government: an analysis of the video Ceará, Terra da Luz

Aline Maria Freitas Bussons

É neste batimento entre paráfrase e polissemia que pretendemos discutir o funcionamento discursivo de “terra da luz” no videoclipe analisado. O que se mantém sedimentado e o que rompe em uma expressão que atravessou mais de um século em condições de produções distintas? Mais especificamente, quais seus efeitos de sentidos quando se inscreve em um videoclipe produzido no Ceará pós- governos das mudanças? Em um vídeo que exibe imagens de um Ceará litorâneo, turístico, moderno e iluminado, onde um dos seus maiores atrativos é o sol?
“Terra da luz”, em outro sítio de significância, num confronto entre o simbólico e o político, rompe com dizeres já cristalizados, faz derivar os sentidos, ao mesmo tempo em que evoca uma memória discursiva que põe em jogo o mesmo e o diferente, sedimentação e deslocamento, produzindo sentidos que constroem outras imagens de Ceará. Nessa deriva, tem-se no interdiscurso efeitos de sentidos, produzidos pelo discurso abolicionista dos finais do século XIX, que promovem os ideais de nação, progresso, evolução, modernidade e civilização; e em sua atualização, a movimentação dos sentidos cristalizados pelas determinações do discurso turístico neoliberal do século XX, também promovedor de ideais de modernidade e progresso.
O videoclipe qual a expressão se insere, produzido no pós-governo mudancista, constituído pelo discurso turístico neoliberal cearense que apresenta o estado enquanto moderno, atrativo, iluminado, mostrando imagens da Fortaleza urbanizada e litorânea, da religiosidade do sertão, do cantor Raimundo Fagner, ao som do forró, da sanfona e do piano, com uma canção que diz “daqui o mundo é tão bonito pode ter certeza”, desloca os sentidos cristalizados da expressão em suas relações com a abolição da escravatura no Ceará. O sol, marca registrada dos governos das mudanças, no vídeo, também é uma constante. Como já observamos, são dez tomadas que o colocam em destaque, além da permanência da claridade em quase todos os planos: