Revista Rua


A deriva de sentidos de "Terra da luz" no pós-governo mudancista: Uma análise do vídeo Ceará, terra da luz
The drifting of meanings of "Terra da Luz" in the post-changing government: an analysis of the video Ceará, Terra da Luz

Aline Maria Freitas Bussons

E o vídeo segue com as imagens do sol, do mar e da cidade de Fortaleza; as dos ícones do turismo religioso cearense, a estátua do Padre Cícero e a de São Francisco de Assis; as imagens do sertão, em uma de suas representações via “pedra da galinha choca” de Quixadá; a imagem e a voz de Raimundo Fagner e dos cantores Ítalo e Renno; as imagens do piano e da sanfona, bem como, o forró que embala o videoclipe produzem efeitos de sentidos particularizados “pelas materialidades significantes distintas”(LAGAZZI, 2009, p.77): tais como os sentidos de multiplicidade, possibilidade, diversidade no regional quando temos mar, sertão, religiosidade e música nacional/regional em uma “imbricação de materialidades”(ORLANDI, 1995.), na qual, a propósito, a expressão “terra da luz” irrompe.
Além disso, o movimento das imagens, sons e palavras compõem um “fio discursivo” que demanda interpretação, de forma que, investigar o funcionamento da expressão “terra da luz”, na perspectiva da Análise do Discurso, implica em estar atento não só a uma memória discursiva (interdiscurso), mas levar em conta os efeitos do interdiscurso sobre si mesmo, ou seja, o intradiscurso, “uma ‘interioridade’ inteiramente determinada como tal ‘do exterior’” (PÊCHEUX, 2009, p.154). Na batida das relações entre inter e intradiscurso, e considerando as peculiaridades das materialidades significantes, no caso o audiovisual, são relevantes os conceitos de Tecedura e Tessitura, propostos por Neckel (2010:03), nos quais a primeira é compreendida como “aquilo que corresponde aos efeitos de sentido nas redes da memória. E, como Tessitura, o funcionamento de sua estrutura enquanto matéria significante”. Deste modo, a autora apresenta possibilidades de análise do audiovisual, levando em consideração a imbricação das materialidades.
Observando, ainda, as articulações entre o interdiscurso e o intradiscurso, ou seja, as determinações do sócio-histórico sobre o que é dito/mostrado e sobre como é dito/mostrado – percebemos que o material analisado é inscrito em práticas que significam a partir do Discurso Turístico, e que têm como condições de produção as investidas neoliberais das elites político-empresariais do território cearense no turismo e seu modus operandi. O discurso turístico cearense vem marcado pela apresentação do sol como algo positivo (o sol aparece em dez tomadas que se repetem como um refrão imagético acompanhado, muitas vezes, pelo verso “e o sol iluminando os corações”), pela exaltação da “cultura” local (a quadrilha, a jangada), pela apresentação da cidade de Fortaleza como uma metrópole à beira-mar.