Revista Rua


Segregação e invenção na cidade: uma entrevista com Barba nos jardins do Museu de Arte Moderna - MAM/ RJ
Segregation and inventiveness in the the city: an interview with Barba at the gardens of The Museum of Modern Art - MAM/ Rio de Janeiro

Adriana Fernandes

ali? Não tem o complexo do metrô?
A: Dá comida ali?
B: Dois pão com manteiga, café com leite. Ó, ô luxo, café puro, ou, tem pessoas que têm gastrite e toma leite. Ó, ó, e tem pessoas que reclamam, cê tá entendendo a parada como que é.
A: É de noite ou de dia?
B: É de dia, oito horas da manhã. Se a senhora quiser lá observar, pode ir lá observar. O pessoal é maneiro e tudo, eu apresento a senhora pro André. [Interrompe para falar com um rapaz que está indo em direção a passarela e o cumprimenta] 'Ô Vascão, vamos subir ou não?' Caramba! Esse aí um tempão que trabalha aí, conheço desde garoto, não tem aquele posto de gasolina ali dentro?
A: Sei.
 
ESTRATÉGIAS DA VIRAÇÃO 2
 
B: Eu fiz toda aquela terragem. Pois é, a rua é isso aí, o comportamento do elemento é que atrapalha muito. Tem pessoas que não têm, também coitado, a gente não pode cobrar nada deles, porque, por exemplo, por que eu tenho uma educação assim? Porque meu pai sempre em cima, minha mãe sempre em cima, eu fui criado num meio também, de pessoas assim, cultas também, inteligente eu não digo, educadas, pessoas que tudo que se fizesse tinha que dizer: 'Dá licença', 'por favor', 'por gentileza', 'pô dá para você fazer isso pra mim', e pessoas que não aprenderam isso, como é que vai dar?
A: Cê acha que ajudou você?
B: Ajudou pra caramba!
A: Na rua também?
B: Na rua você aprende a maldade, a rua deixa a gente, a rua deixa a gente assim, uma pessoa, o que a gente não enxerga na sociedade, a gente enxerga aqui embaixo. Que a rua é triste, às vezes a pessoa vem com aquela cara cínica pra senhora, conta uma estória.
A: Fala muito.
B: Toma cuidado, quando vem com aquele papo de 'todo o respeito'. Ah, a senhora logo liga o pisca alerta que é brabo. É sete um para não dizer sete dois.
A: 'Todo o respeito'?
B: É, 'todo o respeito', 'pra cá meu senhor', 'meu amigo', quando vem assim, se liga logo que o bagulho é sério.
A: Cê acha que a maldade é o grande problema?
B: A maldade mora ali, porque a educação serve pra maldade também. A educação serve pra gente viver socialmente e serve pra trair os outros também. Às vezes a pessoa dá a mão de amigo pra senhora e mete pau pelas costas. Sabe como é que é.
A: Sei como é.