Revista Rua


A relação centro-periferia na discursividade da cidade
The center-periphery relationship in the discourse of the city

Tiago Roberto Ramos, Renata Marcelle Lara Pimentel

explicitação. Por isso, as formações discursivas com as quais trabalhamos apontaram para esta polissemia dos sentidos associados à imagem de Maringá, de que a cidade e sua imagem são, ao mesmo tempo, sua afirmação e sua negação.
A imagem da cidade, legitimada socialmente, é tomada por materialidades e práticas que a des-legitimam, que questionam a sua institucionalidade, promovendo movimentos nos sentidos que são produzidos de forma a construir outras memórias ou mesmo a reconstruir a memória associada à cidade de Maringá.
Como observamos, o social foi, de acordo com as materialidades que analisamos, suplantado pelo imaginário. A construção do imaginário da cidade apagou, mas não destruiu, o social ali presente. A cidade se movimenta de acordo com as imagens que vai construindo e perpetuando de si mesma, apagando e silenciando conflitos e contradições que, ainda assim, ressoam em suas materialidades.
Ou seja, os efeitos de sentidos produzidos nessas materialidades apagam e/ou silenciam as relações sociais ali presentes, que abarcam o imprevisto, o imprevisível o não calculado, dando voz a um imaginário que se coloca como homogêneo; imaginário esse, que, como aponta a pesquisa, é posto em questionamento pelas próprias materialidades. Este procedimento de produção dos sentidos deixa seus “rastros” nas materialidades constitutivas da própria cidade.
A discussão que promovemos, sobre a materialização de sentido nos espaços centrais e periféricos de Maringá, permitiu-nos atentar para a forma como procedem as intersecções simbólicas e materiais nos espaços centrais e periféricos, como elas são representativas da força do imaginário da cidade e da força pulsante do real da cidade. Discursivamente, as relações produzidas no interior de seus espaços, principalmente nos espaços centrais e periféricos, sinalizam contrates na própria urbanidade vivenciada neste local; contrastes diretamente associados à construção da memória dessa cidade.
 
Referências Bibliográficas
 
ARAÚJO, Marivânia da Conceição de. O bairro Santa Felicidade por ele mesmo: espaço urbano e formas de representações sociais em Maringá. 2005. 290 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho (UNESP).
 
CANCLINI, Néstor García. Imaginarios urbanos. 3. ed. Buenos Aires: Eudeba. 2007
 
CORDOVIL, F. C. S. ; ANDRADE, C. R. M. A cidade de Maringá, PR. O plano inicial e as requalificações urbanas. In. Diez años de câmbios em el mundo, em La Geografia y