Revista Rua


O Agente Comunitário de Saúde - Uma História Analisada
The Community Health Agent - An Analyzed History

Carlos Côrrea, Claudia Castellanos Pfeiffer, Adriano Peres Lora

Uma entrada possível para essa reflexão pode se dar por meio das leis/normas/documentos produzidos pelo Ministério da Saúde. Nosso recorte para retomar esses documentos será o da institucionalização do Agente Comunitário de Saúde por meio das leis.
É importante lembrar que, de nossa posição teórica, os sentidos resultam de relações, um discurso aponta para outros discursos que o sustentam, assim como projeta dizeres futuros: não há começo nem fim para o discurso. Os sentidos se textualizam na rede interdiscursiva e intertextual. Assim, os textos não devem ser considerados como comprovação ou mesmo tomados sob o modo de uma leitura linear. Eles constituem um vai-e-vem de sentidos que só pode ser compreendido quando se abandona uma busca cronológica da constituição dos sentidos e encara-se o processo discursivo que os estabiliza enquanto tais. É desse modo que procedemos à seguinte análise.
 
2.1.Material analisado
 
            Para a constituição do corpus utilizado neste trabalho, os autores consultaram a legislação do SUS que trata do tema Agentes Comunitários de Saúde encontrada em:
 
Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde.
Legislação do SUS / Conselho Nacional de Secretários de Saúde.
- Brasília : CONASS, 2003.
604 p.
ISBN 85-89545-01-6
1. SUS (BR). 2. Legislação sanitária. I. Título.
NLM WA 525
CDD - 20.ed. - 362.1068.
 
Foram selecionados, a partir do conjunto das leis e dos atos normativos, os a serem analisados. O material analisado constituiu-se de: