Revista Rua


A televisão no espaço urbano brasileiro (ou dos processos de constituição de sentidos para a TV no Brasil)
Television in the brazilian urban space (or about the processes of meaning making for TV in Brazil)

Silmara Cristina Dela-Silva

A relação com o cenário urbano da cidade de São Paulo também é evocada por meio do não-verbal, em reportagem publicada em 28 de outubro de 1950. Praticamente elaborada nos mesmos moldes que aquela que tratava da instalação da antena de TV no Rio de Janeiro, a reportagem, com o título “A televisão para milhões”, apresenta em sua primeira página, imagens que colocam em primeiro plano a antena de televisão e o seu local de instalação: o prédio do Banco do Estado, no centro da capital paulista. A primeira foto, exposta no alto da página, abaixo do título da reportagem, traz a imagem da antena instalada no alto do prédio e o seu posicionamento aponta para o lado esquerdo da página, onde se encontra a foto principal, com o prédio em primeiro plano (Imagem 3).
 
Imagem 3 – O Cruzeiro, 28 out. 1950
 
Presença marcante do cenário urbano paulista, o edifício destaca-se na cena urbana, sobretudo, por sua posição vertical, evidenciada pela foto, que o coloca em relação parafrástica com a imagem da torre instalada no Pão de Açúcar. A imagem da antena (Imagem 4) a apontar para a foto do prédio (Imagem 3) traz a discursividade da televisão como presença na cidade, naquele contexto urbano, e se coloca em relação parafrástica com o verbal do título da reportagem: “A televisão para milhões”.