Revista Rua


A televisão no espaço urbano brasileiro (ou dos processos de constituição de sentidos para a TV no Brasil)
Television in the brazilian urban space (or about the processes of meaning making for TV in Brazil)

Silmara Cristina Dela-Silva

transmissões televisivas na área urbana da cidade do Rio de Janeiro, é significada como a presença da televisão no Brasil e na América do Sul, espaço geográfico marcado no título da reportagem.
Por um processo parafrástico, a existência da televisão é reafirmada na legenda que acompanha a imagem 1, apresentada no recorte (1):
 
(1) MEIO CAMINHO ANDADO – A televisão apareceu na Europa por volta de 1937 e só agora vem ter à América do Sul. Mas veio. Inicialmente, os programas constarão quase que exclusivamente de filmes, reportagens externas e talvez teatro de “marionetes”. Programas de estúdio só de quando em quando. (O Cruzeiro, 22.07.1950. Grifos nossos.)
 
A instalação da antena no Rio de Janeiro, no Pão de Açúcar, é apresentada como o marco inicial das transmissões televisivas no Brasil e na América do Sul. A sentença “Meio caminho andado”, em destaque na legenda, produz tanto um efeito descritivo, como um efeito informativo, de deslocamento dos sentidos que se estabelecem no conjunto título e fotografia. Em seu efeito de sentido descritivo, a sentença reafirma o processo de instalação da antena no alto da torre, uma vez que a foto coloca em primeiro plano a torre, com a antena sendo erguida em direção ao topo, estando ainda no que aparentemente seria a metade do percurso de subida. A ruptura com o sentido, por sua vez, aponta para o fato de que a televisão ainda não existe no Brasil, uma vez que não existem receptores ou transmissões, sejam regulares ou esporádicas. A instalação da torre e da antena, no entanto, representaria parte dos procedimentos necessários para o seu funcionamento.
Na tensão entre os processos prafrástico e polissêmico, a presença da torre com a antena na paisagem característica do Rio de Janeiro encaminha para o sentido de existência da TV no país. No fio do discurso, o predomínio da paráfrase entre verbal e não-verbal é marcado pela expressão “mas veio”, que se refere à chegada da televisão como um acontecimento e que, em concordância com o não-verbal, que coloca em destaque a torre com a antena sob o céu, aponta para a grandiosidade do equipamento e da própria instalação da TV.
O jogo entre paráfrase e polissemia, ao mesmo tempo em que integra a televisão à paisagem do Rio de Janeiro em julho de 1950, ainda que as transmissões de televisão só fossem iniciadas na cidade no começo de 1951, silencia a necessidade de aparelhos receptores para que ela de fato ganhasse existência no país. Para que a televisão, que passa a ser significada pela presença da antena no alto do Pão de Açúcar, produza o