Revista Rua


A televisão no espaço urbano brasileiro (ou dos processos de constituição de sentidos para a TV no Brasil)
Television in the brazilian urban space (or about the processes of meaning making for TV in Brazil)

Silmara Cristina Dela-Silva

para a televisão, mesmo antes de seu efetivo funcionamento no país. Tais reflexões são iniciadas em Dela-Silva (2008), ao tratar do acontecimento discursivo da televisão no Brasil, e estão relacionadas de modo mais específico à análise da relação entre o verbal e o não-verbal no discurso da imprensa sobre a televisão[3], à época de instalação das primeiras emissoras televisivas no país e do início de suas transmissões nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, em 1950/1951[4].
Para pensar os processos de constituição de sentidos para a televisão, por meio de sua inscrição no espaço urbano brasileiro, serão apresentadas algumas análises de recortes de textos e fotografias que compõem duas reportagens publicadas pela revista O Cruzeiro, em 1950, que tratam da instalação dos equipamentos para inauguração de emissoras de TV no Rio de Janeiro e em São Paulo. Paralelamente, serão incorporados às análises recortes de outros textos jornalísticos publicados à época e também na atualidade, de forma a possibilitar a compreensão dos processos discursivos em questão.
Por meio do embate entre descrição e interpretação, e dos conceitos teóricos de condições de produção (PÊCHEUX, 1997a), silêncio (ORLANDI, 2002), e paráfrase e polissemia (Idem, 1998), a análise busca compreender como são produzidos os sentidos que promovem a inscrição da TV na cidade e o seu pertencimento ao país. As análises encaminham ainda reflexões acerca dos sentidos que se constituem também para o sujeito telespectador e, ao final, propiciam a exposição de questões a respeito do discurso da imprensa sobre a mídia na atualidade, quando da instalação da televisão digital no país.


[3] As discussões que deram origem a este artigo foram apresentadas no GT Análise do Discurso, no encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Letras e Linguística (Anpoll), realizado em Goiânia, em julho de 2008.
[24 De acordo com os registros na história das comunicações no Brasil, as transmissões regulares de televisão em São Paulo têm início em setembro de 1950 e, no Rio de Janeiro, em fevereiro de 1951. O corpus de análise mostra, no entanto, que os procedimentos de instalação daquelas que seriam as primeiras emissoras de TV nessas capitais aconteceram simultaneamente, durante o ano de 1950.