Revista Rua


Wikileaks: Discurso e confidencialidade em arquivos
Wikileaks: Discourse and confidentiality in files

Andressa Carvalho Silva-Oyama

Seria essa transparência que acaba por apagar outros sentidos o que objetiva quebrar a Wikileaks. No entanto, toda ruptura só existe porque é estabelecida relativamente ao que é poder. Não há liberdade de sentidos e de interpretação, mas somente o embate entre forças de silenciar e de evidenciar sujeitos e significados. Não obstante, nota-se que, de fato, o vazamento coloca em xeque relações estabelecidas e consolidadas, transparências que acabam mostrando sua opacidade face à publicação daquilo que, em tese, deveria ser secreto. Ademais, elucida-se e fomenta-se a discussão entre os que possuem ou não o direito à interpretação, ao arquivo.
 
6. Considerações finais
 
Neste artigo, buscou-se evidenciar a noção de arquivo, enquanto documento sigiloso, e os efeitos de sentido nos gestos de interpretação sobre ele. As teorias sobre leitura e interpretação de arquivo nesse contexto e a análise, segundo a Análise do Discurso, possibilitaram perceber que, novamente, o Estado é o elemento de referência. Tem-se, no discurso da Wikileaks, que a mídia é cerceada ou limitada pelo Estado, sendo legitimada somente para investigar e disponibilizar informações que não forem confidenciais ou vazadas.  O discurso da Wikileaks trata tal silenciamento em termos de censura, de confidencialidade e de vazamento, e busca, assim, o confronto com o Estado, falando desde uma posição que se pretende como independente, mas que, na verdade, traz em seu discurso gestos de interpretação e de seleção de arquivos com base no que é definido pelo Estado como passível de ser ou não dito.
Isso porque os não-ditos da Wikileaks também permitem visualizar essa filiação ao revés: não se diz o que não é passível de chocar, de “abalar as estruturas” dos rituais sociais já estabelecidos. Tal objetivo não é encontrado no discurso da Wikipédia que, para se “resguardar”, nega a filiação imaginária – identificação por meio de wiki - ao Wikileaks em nota inicial e destacada. O discurso da revista Veja, por sua vez, na reinterpretação do dizer, acaba por expressar gestos de leitura e de interpretação sobre o caso, classificando as ações dos hacktivistas com adjetivos que denotam um posicionamento.