Revista Rua


Wikileaks: Discurso e confidencialidade em arquivos
Wikileaks: Discourse and confidentiality in files

Andressa Carvalho Silva-Oyama

Orlandi continua sua teorização dizendo que, em termos de silenciamento ou censura, o sujeito não diz as coisas porque não sabe; ou seja, não é ausência de informação, mas interdição. Há um silêncio que se instaura na base da divisão dos sentidos, trazendo consequências para a política do dizer. Como afirma a autora, “o silêncio que é feito sobre uma certa região de sentidos é carregado de palavras a não serem ditas. E é por isto mesmo que elas significam” (p. 115).
Assim, haveria dois tipos de silêncio. Um deles denominado silêncio constitutivo, caracterizando-se por ser inerente à própria produção de sentido e por estar presente em toda a produção de linguagem; o outro silêncio seria expresso pela política do silêncio, a qual “produz um recorte entre o que se diz e o que não se diz” (p. 75). Esta política é que se busca analisar de modo a compreender os gestos de significação em torno dos sujeitos e sua posição discursiva sobre os arquivos no espaço Wikileaks.
 
 
2. Metodologia
 
Para levar a cabo a análise a que se propõe este trabalho, foram selecionados textos que versassem sobre sujeito, arquivo e silêncio. O corpus foi extraído de diversas fontes que discursavam ou traziam alguma informação sobre o tema Wikileaks. Uma delas foi o próprio site Wikileaks (o qual foi acessado em um site espelho). Trata-se de um site que funciona como servidor e gerenciador de arquivos. Fundado por Julian Assange, conta com a colaboração de diversas pessoas que possuem o intento de disponibilizar informações sigilosas para o público da rede em geral. Outro material foi coletado na edição de dezembro de 2010 da Revista Veja, a qual, publicada semanalmente, é editada por jornalistas no intento de informar. Destinada a leitores em geral, versa sobre acontecimentos e fatos do cotidiano, política, educação, entre outros temas. A edição analisada expôs o tema Wikileaks em capa, e teve 10 (dez) páginas dedicadas ao assunto. Além desses materiais, também foi analisada uma entrevista feita