Revista Rua


Wikileaks: Discurso e confidencialidade em arquivos
Wikileaks: Discourse and confidentiality in files

Andressa Carvalho Silva-Oyama

É possível observar que o dizer já configura um lugar de não confluência. Ou seja, já se estabelece que um possível não-dito poderia deixar margens a interpretações errôneas. Tenta-se barrar o equívoco, significando ‘o que não é’ para mostrar ‘o que não se diz’, evitando-se, então, o estabelecimento de um paralelo ou uma associação. O sujeito editor, no caso, mostra o que é denominado por Orlandi(2001) de estabelecimento (e o deslocamento) das formas de individua(liza)ção do sujeito em relação ao Estado: apesar de ser “dono de seu dizer” – uma vez que assume o papel de editor da Wikipédia –, adapta-o às normas sociais e vigentes, dado que seu silenciamento levaria à interpretação de conexão entre o site enciclopédico e o site “de vazamentos”. O discurso se inicia em uma formação que se pretende não como neutra, mas como isenta. Há um sujeito que fala, que assume o discurso enquanto editor, mas sua posição seria somente a de alguém que descreve e que, apesar de também publicar arquivos e informações na internet, não possui ligação com a prática Wikileaks.
Interessante notar que a própria formatação dessa nota, que se dá ao início da página – diferentemente das demais 59, que são apresentadas ao final do texto -, em tamanho de letra maior e em negrito. São três diferenciações que evidenciam o discurso da fundação Wikipédia. Ou seja, o objetivo parece ser o de ressaltar que, apesar de ter o nome semelhante (wiki está tanto em Wikipédia quanto em Wikileaks), a fundação Wikipédia não possui qualquer relação com a Wikileaks. O discurso de Wikipédia se fundamenta em um posicionamento informativo, alguém que fala para um sujeito que busca saber, de maneira ‘contemplativa’, sobre Wikileaks. A definição dada na Wikipédia apresenta ainda que
 
Segundo o site da WikiLeaks, entre seus fundadores estão dissidentes chineses, jornalistas, matemáticos e tecnólogos de empresas start-up dos EUA, de Taiwan, da Europa, Austrália e África do Sul. Os organizadores afirmam que a WikiLeaks é uma entidade autorregulada.
 
 A heterogeneidade marcada (AUTHIER-REVUZ, 1990)– “segundo o site” –, nesse trecho, busca evidenciar que o discurso de definição não é feito por quem editou a Wikipédia, mas sim pelos próprios fundadores. Essa passagem também expõe, então, um discurso que busca distanciar-se ou isentar-se. A informação é apresentada com a voz do outro marcada, totalmente diferente da nota na qual o discurso é assumido como seu: um papel que busca a segurança  de um discurso duplamente legitimado: ao citar o discurso dos fundadores e ao se resguardar explicitamente.