Revista Rua


Wikileaks: Discurso e confidencialidade em arquivos
Wikileaks: Discourse and confidentiality in files

Andressa Carvalho Silva-Oyama

Cabe destacar, por fim, que os documentos sigilosos, enquanto arquivos disponibilizados na rede, perdem seu estatuto de confidencialidade. Ao serem disponibilizados, abre-se o leque de circulação e, consequentemente, de interpretações dantes não-legitimadas para a interlocução dessa informação. Assim, os sujeitos prendem-se no imaginário de que possuem acesso ao ideal democrático. Liberdade de informação, de expressão e de conhecimentos. Nesse cenário, o discurso sobre arquivo ganha outra significação. Informação que ameaça quebrar rituais e discursos consolidados, colocando em xeque relações e sujeitos na era da informação. Como o caso Wikileaks ainda é recente, resta muito a ocorrer, e, porque não, a ser analisado discursivamente.
 
 
7. Referências Bibliográficas
 
AUTHIER-REVUZ, J. 1999. Heterogeneidade(s) enunciativa(s). Cadernos de estudos lingüísticos, Campinas, UNICAMP – IEL, n. 19, p. 25-42,  jul/ dez.
 
GUILHAUMOU, J.; MALDIDIER, D. 1997.  Efeitos do arquivo. A análise do discurso do lado da história. In: Orlandi, Eni P. (org). [et al]. Gestos de leitura, Campinas, Editora da Unicamp (p. 163-88).
 
GUIMARÃES, E. 2002. Enunciação e acontecimento. In: ___ Semântica do acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas, Pontes (p. 7-32).
 
MAGALHÃES, B.; MARIANI, B. 2010. Processos de subjetivação e identificação: ideologia e inconsciente. Linguagem em (Dis)curso, Palhoça, SC, v 10, n. 2, p. 391-408, maio/ago.
 
NUNES, José Horta.  Leitura de arquivo: historicidade e compreensão. Disponível em: http://www.discurso.ufrgs.br/sead2/doc/interpretacao/Jose_horta.pdf.  Acesso em: 29 de março de 2011.
 
ORLANDI, E. P. 1993. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 2. Ed. Campinas, Editora da Unicamp.
 
_____, 1999. Do sujeito na história e no simbólico. Escritos, Campinas, SP, nº 4, p. 11-16, maio.
 
_____, 2001. Boatos e silêncios: os trajetos dos sentidos, os percursos do dizer. IN:___. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 2. ed. Campinas, Pontes (p. 127-40).