Revista Rua


Sujeito histórico e amor eterno: a significação da figura materna em músicas sertanejas
Historic subject and mother`s love: the meaning of the maternal figure in country songs

Maciel Francisco dos Santos e Telma Domingues da Silva

Música sertaneja
De acordo com Caldas (1999), a música sertaneja em seus primórdios tinha uma função social, ela estava ligada às festas religiosas e profanas, além do trabalho. Como mediadora das relações sociais nas comunidades caipiras, a música sertaneja (música caipira) não era um produto da indústria fonográfica, as canções nem tinham autores definidos e o tema de suas letras era o cotidiano do homem rural.
Essa prática da música como um ritual nas relações da sociedade caipira começaria a diminuir a partir da primeira gravação do estilo musical em disco, em 1929. Desse momento em diante,a música sofreria transformações em função da própria mercantilização e da urbanização do país, sendo voltada para um público consumidor que na atualidade é, em sua grande maioria, urbano. Dessa forma, a música sertaneja foi se modificando pouco a pouco até se tornar essa música que conhecemos hoje.
É importante afirmar que compreendemos esta questão em termos dos processos discursivos em jogo, o que significa uma postura crítica em relação a perceber uma evolução cronológica na música sertaneja em que um estilo tradicional seria substituído por outro mais moderno. A questão é mais complexa e se observa uma coexistência e o entrecruzamento de discursividades do urbano e do rural, embora aconteça a superação de um estilo por outro em termos de grande mídia. É claro que, se a tendência é o sertanejo universitário, como ocorre na atualidade, o sertanejo raiz perde espaço, pois os novos músicos buscam seguir o estilo mais requisitado. Porém, a música sertaneja raiz, assim como outros estilos sertanejos que se diferenciam do universitário, continua a ter seus seguidores, mesmo afastada da grande mídia.
Caldas (1999), por exemplo, considera que por volta de 1970 ocorre uma divisão entre música sertaneja raiz e música sertaneja moderna. Essa divisão se dá devido aos novos rumos que a música sertaneja havia tomado, sofrendo influência de outros estilos musicais, e em suas condições de produção, pela própria modernização do país. Zan (1995) diz que a modernização da música sertaneja aconteceu também devido a modernização da indústria fonográfica, que passou a produzir melhor e com mais sofisticação o trabalho dos artistas da época, deixando de lado elementos de rusticidade, o que contribuiu por desvincular a música sertaneja de seu meio rural, ainda que esses mesmos elementos tenham sido usados para conquistar o público das cidades, formado, inclusive, por migrantes do campo. Isso em uma época de intensa migração da população rural em direção às cidades, de modo que o Brasil passava a constituir a imagem de país urbano/ urbanizado.