Revista Rua


Sujeito histórico e amor eterno: a significação da figura materna em músicas sertanejas
Historic subject and mother`s love: the meaning of the maternal figure in country songs

Maciel Francisco dos Santos e Telma Domingues da Silva

“Desprezá ela e não ouvi os seus conselho
Esse pecado eu não levo quando eu morrê”
 
Se, no recorte acima, o sujeito revela sua fidelidade à mãe, sua obediência, neste outro o filho confessa sua culpa e mostra arrependimento:
 
“Mãe, hoje aqui sozinho eu rezei
Aqui no meu cantinho eu chorei
E chorando fiz uma jura
 
Juro que a partir de hoje eu vou fazer meu tempo
Vou ficar mais perto do teu sentimento
Vou ficar mais perto, mãe, do teu amor”
 
O trecho acima transcrito nos mostra o reconhecimento do filho quanto a uma falta sua em relação ao amor de mãe, o que seria uma ingratidão por parte dele. A falta de amor do filho para com a mãe significa que esse sujeito não estaria apenas distante da mãe, mas também, de algum modo, distante do amor da mãe. Dessa forma, o locutor faz uma jura, que é a de “não esquecer”; o locutor sertanejo quer ficar perto do amor de sua mãe, o que não significa aproximação física, mas uma aproximação pela lembrança do sentimento amoroso. A separação entre mãe e filho está, inclusive, intensificada, como podemos notar em “hoje aqui sozinho” e “aqui no meu cantinho” – trechos em que o locutor sertanejo marca o lugar de onde fala (o espaço urbano) como lugar de isolamento/ separação, dada a relação com uma estrutura familiar (no espaço rural), que o acolhia e da qual estaria, no presente da enunciação, desmembrado.
O discurso religioso parece se manifestar mais intensamente na separação também. Embora a religiosidade não seja característica somente das comunidades caipiras, podemos considerar uma marca da discursividade rural, pela inscrição do “caipira” em uma tradição católica popular. A relação com o religioso está bastante presente nas canções sertanejas, considerando-se que as primeiras músicas tinham mesmo funções rituais no cotidiano da sociedade caipira, funcionando como modo de permanência da/na tradição católica. Verifica-se, porém, que o discurso religioso ecoa mesmo nas canções mais modernas (não raiz). Assim sendo, quando o tema é a própria religião ou a família, esse discurso aparece de forma intensa, mostrando que o locutor sertanejo é um sujeito religioso, proveniente de uma sociedade que valoriza ao mesmo tempo a religião e a família.