Revista Rua


Sujeito histórico e amor eterno: a significação da figura materna em músicas sertanejas
Historic subject and mother`s love: the meaning of the maternal figure in country songs

Maciel Francisco dos Santos e Telma Domingues da Silva

contraste entre o rural e o urbano enquanto espaços simbolizados, bem como pela mobilidade do sujeito: trata-se de um sujeito que se desloca de um ambiente rural para um ambiente urbano. Veremos, no decorrer do trabalho, como a mobilidade geográfica implica em uma reorientação simbólica (cf. PAYER, 1996): as letras de músicas sertanejas são textualizações em que isto se marca discursivamente.
O recorte produzido pela presente pesquisa, em que o locutor sertanejo diz de seu amor por sua mãe, e dela por ele, relaciona-se à produção do contraste entre o rural e o urbano, como espaços distintos, separados: nota-se que se fala a partir de um presente em que a mãe está ausente, está distante no tempo e/ou no espaço. Através das canções, um locutor sertanejo demonstra seu amor por sua mãe, amor enaltecido devido a fatores como a separação. A separação/ saudade da terra de origem (espaço rural) é, pois, também uma separação/ saudade da mãe – e vice-versa.
Pensando no discurso como algo determinado pelas condições de produção, começamos por perguntar quais seriam as condições desse discurso do amor filial nas músicas sertanejas. Os efeitos de sentido das letras que vamos analisar estão ligados à história da música sertaneja, bem como à produção de um sujeito que, no espaço urbano, diz de sua origem rural. A música sertaneja é hoje uma música urbana, voltada para um público de consumidores, produzida a partir das relações de mercado. Apesar destas condições de produção, ela continua se significando como “sertaneja”, o que nos coloca a questão da contradição constitutiva dos/nos processos históricos. No caso da música sertaneja, trata-se de compreender a significação da migração do rural para o urbano, e, nela, os movimentos de sentido / de identificação possíveis para o sujeito.
Através de uma primeira análise das letras, podemos apontar algumas questões que procuraremos responder para compreender o funcionamento simultaneamente de um discurso de amor filial e um discurso sobre o amor materno: Como funciona o discurso de amor e o discurso sobre o amor nas letras de música sertaneja? Como se subjetiva o locutor sertanejo nessas letras? Podemos dizer que cantar o amor materno faz parte do modo de subjetivação do locutor sertanejo? Quais as marcas discursivas que apontam para esse modo de subjetivação? Como a mãe é significada nesse discurso?
Para responder a essas perguntas, primeiramente falaremos sobre a música sertaneja e a cultura caipira, da qual é proveniente, a fim de que possamos compreender as condições de produção das músicas do corpus e relacioná-las à significação da figura materna, o nosso foco.