Revista Rua


Sujeito histórico e amor eterno: a significação da figura materna em músicas sertanejas
Historic subject and mother`s love: the meaning of the maternal figure in country songs

Maciel Francisco dos Santos e Telma Domingues da Silva

coloque o “amor”, na significação de um sujeito (o locutor sertanejo) que fala desse amor.
Vejamos então, na sequência, através de alguns recortes, como é produzida essa afetividade do sujeito filho.
 
A significação da figura materna no corpus sob o discurso de/sobre amor: subjetividade, estereótipo, contradição e desejo de completude.
Segundo Orlandi (1999), no discurso sobre o amor, relata-se o amor, fala-se sobre ela ou ele (amada ou amado), e mesmo quando se refere ao tu (você), pode ainda ser um discurso sobre o amor, se o locutor dialoga com seu próprio texto ao invés de dialogar com seu interlocutor. No discurso de amor, segundo a autora, tem-se uma situação enunciativa própria, não se distingue o sujeito do enunciado e o sujeito da enunciação, eles são os mesmos; além do mais, o sujeito se significa pelo outro, e por isso a interlocução com o tu é direta e essencial. Vejamos alguns recortes do nosso corpus em que aparece o discurso de amor:
 
“Em meu passo teu cuidado
Em meu viver teu amor
Em minha alegria canta
E chora com minha dor”
“Mãe, hoje eu precisei de você
Eu não sabia o que fazer
Me vi de mãos atadas”
 
Os pronomes grifados marcam o lugar de um sujeito da enunciação, que se significa como filho, ao dizer do seu amor por sua mãe. Ao lado dos pronomes da 1ª. pessoa, marca-se a interlocução com esse amor de mãe: “teu amor”, “teu cuidado”, “Mãe”, “precisei de você”.

Segundo Orlandi (1990), o discurso de amor é o espaço no qualo sujeito elabora sua sensação de amor, é o momento em que o sujeito torna-se protagonista do discurso, e por isso pode ser considerado um discurso privilegiado com relação à subjetividade, que “não é apenas constitutiva, ela é mostrada” (ORLANDI, 1990, p. 84). Nesse caso, podemos pensar que, nas músicas que estamos analisando, o locutor sertanejo se