Revista Rua


Imagens da/na contemporaneidade: um convite à análise, uma convocação à teoria
Images of/in the contemporaneity: an invitation to analysis, a convocation to theory

Rejane Arce Vargas, Caciane Souza de Medeiros, Maurício Beck

Historioprodução é compreendida como o processo de tecnologização da memória e dos modos pelos quais os objetos simbólicos são dados a conhecer, são colocados em circulação. Esses procedimentos intervêm decisivamente na inscrição (ou não) dos sentidos, em sua historicização metálica. Procuramos ilustrar tal processo via uma rede de imagens que compusemos no intuito de promover a reflexão acerca do agenciamento de uma memória social massificada, que se dá mediante apagamentos, deslocamentos, delimitações, isto é, por meio de imagens que são artefatos de memória. Não obstante, a filiação de sentidos continua latente nesse espaço descontínuo, mesmo porque não trabalhamos com a origem, mas com a filiação, não se considera a evolução [da história, dos processos significantes], mas a produção (cf. ORLANDI, 1996), nesse caso, uma historioprodução, tal como se pode observar no exemplo a seguir:
 
De I-1 a I-3, temos a “mesma” imagem, isto é, foto que ganhou status de imagem-símbolo da campanha eleitoral do então candidato Lula, em 2006. Em I-4, temos a imagem trabalhada na composição de um banner de um blog.[19]


[19] “A nova foto-símbolo da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição foi retocada em relação à imagem original [...] A foto foi tirada no município de Lauro de Freitas (BA), durante um evento na cidade [...]”, para mais detalhes sobre a captura da foto, ver: <http://noticias.terra.com.br/eleicoes2006/interna/0,,OI1131051-EI6652,00.html>.