Revista Rua


Imagens da/na contemporaneidade: um convite à análise, uma convocação à teoria
Images of/in the contemporaneity: an invitation to analysis, a convocation to theory

Rejane Arce Vargas, Caciane Souza de Medeiros, Maurício Beck

2.1 - Espetáculo de celebridades anônimas: visibilidades deslocadas
Durante o quinto aniversário dos Caracóis Zapatistas e Juntas de Bom Governo, auto-organizações políticas zapatistas, em junho de 2008, foi promovido um encontro que pôs em diálogo comunidades zapatistas com entidade de apoio civil a esse movimento, a Caravana Nacional e Internacional de Observação e Solidariedade. Nessa ocasião, o porta-voz zapatista, subcomandante Marcos[10], fez um breve discurso, posteriormente publicado na revista Rebeldía nº 62 de outubro de 2008, juntamente com imagens do evento, dentre as quais selecionamos a seguinte:
 
 
A imagem 1 ilustra parte de relato histórico proferido pelo subcomandante Marcos sobre a luta zapatista. Ela figura precisamente no momento em que esse porta-voz passa a discorrer sobre a resistência indígena, a comunidade, a cultura e a linguagem ameríndia e suas formas de se relacionar com o mundo (em primeira pessoa do plural). Nela, observamos um grupo de indígenas zapatistas, na maioria crianças, com os rostos semicobertos com paliacates (lenços vermelhos), de braços erguidos, em apoio (supõe-se) ao discurso zapatista.


[10] Os integrantes do EZLN não são reconhecidos por sua identidade civil, utilizam, por exemplo, apenas o primeiro nome. O subcomandante Marcos adotou o nome de um zapatista morto em combate.