Revista Rua


Jornal e poesia: o Alencar espelhado no discurso da língua
Newspaper and poetry: the Alencar mirrored in the speech of language

Atilio Catosso Salles

infinitas dissensões, a partir da representação do sujeito articulista/literato no discurso tal como “[...] ele se realiza através de uma conjunção de marcas formais e discursivas – que implicadas na organização do dizer, lhe confere uma unidade face ao que é fundamentalmente disperso: o discurso é uma dispersão de textos” (Morello, 1995, p.54).
Dispersão esta que a autora afirma encontrar-se relacionada à emergência de uma estrutura meta no sujeito da contemporaneidade, afinal toda menção à língua é própria da atividade da linguagem e, de algum modo, podemos propor que o gesto de fazer menção está acoplado a um dizer outro, indistinto, que se dá na relação com a incompletude. Incompletude que reivindica ao sujeito o que lhe é próprio e original no movimento mesmo de reiteração dos sentidos, da hiância de marcar um sujeito nacional em seu tempo/espaço.
Nesse sentido, a insurgência do outro/Outro, a se misturar no discurso do sujeito enunciador, joga sempre numa bivalência de presença/ausência sem fronteiras, e também estabelece um espaço de recorrência de processos de significação infinitamente mais complexos, pois são:
 
[...] as marcas do dizer vem configurar gestos discursivos onde, por um incessante retorno do sujeito (e dos sentidos) ao universo dos dizeres estabilizados (Pêcheux, 1983) e pela iminência de um outro sempre possível, desestabilizando esse movimento, jogam representações, equivalentes ou não, desse real. (MORELLO, 1995, p.72)
 
Por ora, a partir dessa proposição de leitura do sentido sobre o sentido, do sujeito sobre o sentido, etc., ainda é possível considerar que, “[...] por entre as imagens cerradas nos seus últimos limites [...], aconteceu, apesar da loucura das palavras que pode desembocar na loucura da escrita (Pêcheux, 2010, 45), o passar da flecha do discurso” (Bosi, 2000, p.42).
 
 
Referências Bibliográficas
ALMEIDA, Eliana de. Poesia: Uma História das Ideias Linguísticas. CIELLI, disponível em: http://www.cielli.com.br/downloads/460.pdf, acesso em: ter, mar, 2011.
 
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, p.198. 2ª ed. Trad. de Valter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro.